Embratur teme retrocesso no turismo por corte de orçamento em ano de Copa



O corte de R$ 30 milhões nos recursos destinados à Embratur no Orçamento da União para 2014, aprovado na madrugada desta quarta-feira (18) pelo Congresso, poderá comprometer as ações de fidelização dos turistas que visitarão o país no próximo ano. O alerta é do presidente da Embratur, Flávio Dino, que participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Conforme explicou, a redução de recursos não deve afetar diretamente o número de turistas durante Copa, uma vez que ações de divulgação vêm sendo feitas desde 2009 e devem garantir, em 2014, a vinda ao país de cerca de sete milhões de turistas estrangeiros. O problema, disse, são as atividades de acolhida que devem ser feitas durante a Copa visando à fidelização desses turistas, para que retornem ou recomendem os destinos brasileiros quando voltarem a seus países.

– Se não formos competentes no receptivo, na infraestrutura e nas ações promocionais, os megaeventos ficarão, do ponto de vista histórico, como uma espécie de ato que não conseguiu se confirmar no momento seguinte – alertou.

Ao partilhar da preocupação do presidente da Embratur, a senadora Ana Amélia (PR-RS) disse ser injustificável que o país reduza o orçamento de turismo “no ano de realização de um evento da magnitude da Copa do Mundo de Futebol”. Também o presidente da CDR, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), considerou urgente a recomposição do orçamento do órgão.

Novo modelo de gestão

Na audiência, foi discutido anteprojeto de lei que visa ampliar as funções da Embratur. Atualmente, o órgão responde pela promoção do país no exterior, ficando com o Ministério do Turismo políticas e programas para o turismo em território nacional. Pela proposta, a Embratur seria transformada em Agência de Promoção do Turismo Brasileiro e agregaria o conjunto de ações do setor, no Brasil e no exterior.

O anteprojeto também regulamenta mecanismos de parceria com o setor privado, que poderão ocorrer por meio de termos de cooperação, de patrocínio a eventos privados destinados à promoção turística e de parceria com estados e municípios.

Conforme Flávio Dino, o objetivo é construir uma política de Estado para o setor, que leve em conta interesses do setor privado, dos turistas e principalmente da população. O anteprojeto está sendo submetido a consulta pública e deverá ser enviado ao Congresso no próximo ano.

Para Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, o novo modelo de gestão deve prever financiamentos perenes e equilíbrio entre interesses estratégicos do país e rentabilidade da atividade turística.

Preço de passagens aéreas

Sanocicz defendeu ainda a redução da carga tributária sobre a aviação como condição para crescimento do turismo doméstico, sendo apoiado por Márcio Santiago de Oliveira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), o importante é a adoção de medidas que resultem na redução do preço cobrado dos usuários.

– Vocês reivindicam uma menor taxação do setor aéreo e nós reivindicamos um preço de passagem menor. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio, pois só num jogo de ganha- ganha podemos caminhar. Esse jogo de perde e ganha não é bom nem para um e nem para outro – disse a senadora.

Greve

Durante a audiência pública, o senador Rubem Figueiró (PSDB-MS) manifestou preocupação com a possibilidade de greve de aeronautas e aeroviários na semana do Natal, conforme tem sido divulgado pela imprensa. O sindicato da categoria ainda não chegou a acordo com as empresas aéreas sobre o índice de reajuste salarial, mas Eduardo Sanovicz se disse confiante nas negociações e acredita que a greve será evitada.



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embratur e Esporte alinham ações de turismo focadas na Copa e nas Olimpíadas

César Borges teme retrocesso industrial na Bahia

Governo teme retrocesso e adia exame da MP do Código Florestal

Paulo Paim teme retrocesso na integração de deficientes ao mercado de trabalho

Embratur promove turismo de intercâmbio estudantil

Embratur intensifica parceria com comissão de turismo