Embratur terá estrangeiros como garotos-propaganda
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) lançou nesta sexta-feira (6) uma campanha para celebrar a oportunidade que os torcedores estrangeiros terão em conhecer o Brasil. Treze estrangeiros residentes no Brasil vão falar dos atrativos do País para seus conterrâneos que desejam nos visitar. Cada apresentador fala dos encantos da cidade-sede onde sua seleção vai jogar. Por exemplo, quando forem definidas as cidades em que a Itália jogará a primeira fase, o YouTube naquele país vai exibir vídeos com um italiano falando dos atrativos daqueles destinos. Os treze filmes veiculados nos trinta países participantes da Copa foram exibidos instantes após a definição de onde cada uma das 32 seleções fará sua estreia.
Cada filme destaca os principais atributos das doze cidades-sede da Copa do Mundo que poderão ser conhecidos pelos torcedores das seleções que estreiam em cada uma delas. Com o mote “Sorte Sua”, os filmes contam com a narrativa de um estrangeiro que trocou seu país de origem pelo Brasil. Eles enaltecem as experiências a serem vivenciadas em cada cidade-sede falando português sem perder seu sotaque de estrangeiro, acompanhando legendas que traduzem os depoimentos. Ao final de cada filme, o estrangeiro aparece e diz ao espectador, desta vez em sua língua natal, que quem está recomendando o Brasil não é um brasileiro, mas sim um patrício seu.
"O filme associa duas estratégias que estamos valorizando na política promocional da Embratur: a comunicação digital e a vivência", explica o presidente da Embratur, Flávio Dino. "A comunicação digital pelo fato de que um terço dos turistas que nos visitam escolhem seu destino com base em informações da internet e a vivência porque traz a sensação de estar naquele local, o que agrega um valor único a nosso produto turístico."
Alemanha, Colômbia, Chile, EUA, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai – países considerados estratégicos para Embratur – terão filmes exclusivos sobre cada cidade-sede. Um 13º filme com atributos de todas as cidades-sede está sendo veiculado nos demais dezoito países participantes da Copa. “Queremos aproveitar este momento em que o mundo inteiro estará assistindo ao sorteio para convidar torcedores desses países a vivenciar experiências únicas nas cidades onde suas seleções vão jogar. Mostraremos a eles que são pessoas de sorte por ter a chance de conhecer esses locais, com o testemunho de seus concidadãos”, diz Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur.
As trilhas de cada filme foram da violada de Porto Alegre ao maracatu de Recife e são uma amostra da diversidade musical brasileira para o mundo inteiro. Para tornar a campanha viável tecnicamente, cada um dos doze depoimentos de estrangeiros fez locuções sobre uma das cidades-sede ao longo das últimas semanas. Logo após o sorteio da FIFA, terá início a veiculação com as versões “contempladas”, mostrando os estrangeiros residentes no Brasil falando sobre as principais atrações da cidade em que sua seleção natal fará a estreia na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Para gerar buzz adicional mundo afora, a campanha terá ainda o reforço de celebridades brasileiras residentes no exterior com legiões de seguidores no Twitter, como o craque Daniel Alves (Barcelona) na Espanha e o automobilista Tony Kanaan, nos EUA, que postarão os filmes para seus seguidores.
Novas ferramentas digitais
A campanha da Embratur terá também novas ferramentas no site promocional do Instituto no exterior. Uma delas é o Brasil Experience Mobile ( versão Android) para smartphones onde o usuário pode criar seu próprio memwa ( vídeo apenas com fotos e som). Poderão ser criados memwa com até quatro imagens com ritmos brasileiros como trilha sonora. Além disso, o viajante pode receber sugestões de roteiro para explorar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, bem como os atrativos próximos à sua localização. Também encontra experiências por meio de palavras-chave e categorias de interesse.
A outra ferramenta são os hotsites e hashtags específicos para cada país que participará da Copa 2014. O hotsite buscará o conteúdo nas redes sociais através da hashtags e todo o material irá para o painel do país. Assim, cada país terá uma landing page específica com conteúdo focado nas cidades onde irá jogar. No mesmo ambiente, o usuário também vai encontrar álbuns de atrações, opções de diversão e cultura da cidade-sede onde sua seleção estará jogando.
Fonte:
Instituto Brasileiro de Turismo
06/12/2013 17:15
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