Emergentes devem decidir forma de ajuda a europeus nesta quinta-feira



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que a União Europeia tem condições de resolver o problema da dívida soberana de países como a Grécia e também pode atuar para conter o enfraquecimento dos bancos na região.

Em entrevista concedida à Agência Dow Jones e ao The Wall Street Journal, nessa terça-feira (21), em Nova Iorque, o ministro salientou que os países emergentes terão pouco a fazer se as questões centrais do continente não forem resolvidas.

“Está nas mãos da Europa salvar a si mesma. Países que são hoje o epicentro da crise têm de se antecipar e tomar as medidas adequadas” enfatizou Mantega.

Questionado se os Brics (grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) poderiam ter uma posição significativa na tentativa de evitar um colapso financeiro mundial, o ministro não descartou a possibilidade de ajuda por meio da compra de bônus do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), por exemplo.

Ele negou, no entanto, que o governo brasileiro esteja planejando disponibilizar US$ 10 bilhões de seus próprios fundos para ajudar a zona do euro por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Não há nenhuma cifra sendo discutida, temos que conversar com os demais Brics”, disse, ressaltando que o Brasil não tomará decisões unilaterais.

Nesta quinta-feira (23), Mantega se reúne, em Washington, com ministros de Finanças dos Brics para debater uma possível ajuda do grupo às nações endividadas da zona do euro. O mesmo tema entrará na pauta do encontro do G20. As reuniões ocorrem por ocasião do Encontro Anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), na capital norte-americana.


Fonte:
Ministério da Fazenda



21/09/2011 19:52


Artigos Relacionados


Pronatec forma primeiras turmas nesta quinta-feira

Congresso pode apreciar ajuda de R$ 1 bilhão para os municípios já nesta quinta-feira

CPI REÚNE-SE NESTA QUINTA PARA DECIDIR PRÓXIMOS PASSOS

Líderes devem decidir nesta terça como será eleição para as comissões

Plenário pode decidir sobre cotas em universidades públicas nesta quinta

Plenário pode decidir sobre perda de mandato de Renan na quinta-feira