EMÍLIA FERNANDES CONVOCA TRABALHADORES A SE UNIREM



Autora da iniciativa que levou o Senado a homenagear hoje (dia 5) o Dia do Trabalho e primeira oradora da sessão, a senadora Emília Fernandes (PDT-RS) convocou todos os trabalhadores do país a se unirem na luta por um Brasil soberano, integrado em suas diversidades regionais e que valorize todos aqueles que trabalham e produzem.

- Antes do lucro a qualquer preço, da falsa modernidade e da exploração das nações em desenvolvimento como o Brasil, é preciso considerar o ser humano, o direito dos cidadãos de terem uma vida digna para si, para sua família e para seus filhos - pregou a senadora.

Emília Fernandes defendeu para o Brasil um desenvolvimento que combine crescimento econômico com geração de empregos, direitos sociais, saúde, educação, segurança e, "acima de tudo, esperança para os trabalhadores". Também sugeriu que o emprego seja tratado como uma questão de direitos humanos, "além dos limites da economia, da contabilidade de empresas e governos e da tecnocracia insensível".

A senadora mencionou pesquisas segundo as quais só na região metropolitana de São Paulo mais de 1,5 milhão de pessoas perderam seus postos de trabalho. Em Porto Alegre, disse ela, o desemprego subiu de 12,8 para 13,7 por cento, de fevereiro de 1997 a fevereiro de 1998. Conforme a parlamentar, isso significa um total de 213 mil desempregados só na capital gaúcha.

Emília disse que o governo insiste em fechar os olhos para essa realidade e, como exemplo, mencionou declaração do ministro do Trabalho, Edward Amadeo, para quem não há crise de emprego, "mas tendências preocupantes" de desemprego no país. "É lamentável que uma autoridade, especialmente o ministro do Trabalho, demonstre tamanha insensibilidade", afirmou a parlamentar.

Ela criticou o propósito do ministro de extinguir a contribuição sindical, a unicidade sindical e o papel da Justiça do Trabalho. E pediu a todos que têm compromisso com os trabalhadores que cerrem fileiras na defesa dessas conquistas. Em aparte, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) informou que há um milhão de desempregados em Minas Gerais e que, só em Belo Horizonte, 285 mil trabalhadores perderam o emprego.



05/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES DESTACA DOCUMENTO DOS TRABALHADORES

EMÍLIA CONCLAMA CONGRESSO, GOVERNADORES E POVO A SE UNIREM

EMÍLIA FERNANDES INGRESSA NO PDT

EMÍLIA FERNANDES INGRESSARÁ NO PDT

Emilia Fernandes destaca Expointer

Sarney recebe Emilia Fernandes