EMÍLIA HOMENAGEIA PROFESSOR E DEFENDE EDUCAÇÃO PARA TODOS
Ao homenagear os professores do país pela comemoração do seu dia, a senadora Emília Fernandes (PDT-RS) afirmou que, além de garantir o acesso à educação para todos por meio de um ensino de qualidade, o governo precisa assegurar mercado de trabalho para os jovens. Ela argumentou que somente dessa forma o processo de ensino deixará de ser elitista, excludente e ineficaz:- Para isso, as mudanças no processo educacional devem estar integradas com um grande debate nacional que resulte na adoção de uma política econômica que combine desenvolvimento com soberania, valorização dos direitos sociais e democracia - sugeriu Emília Fernandes.Na opinião da senadora gaúcha, a melhoria da qualidade de ensino tem de contemplar a valorização dos professores, que inclui salários dignos, estímulo e aperfeiçoamento. Emília completou que a educação não poderá continuar sendo tratada como um subproduto da atual política econômica.Traçando um quadro da situação atual da educação brasileira, Emília Fernandes constatou que é crescente o esvaziamento dos cursos de formação de professores. Sua explicação para esse fato é a falta de perspectivas para a profissão do magistério e, principalmente, a desvalorização salarial que atinge a categoria:- Se, por um lado, nos preocupa a queda no ingresso de professores, por outro lado, é triste a expectativa de uma parcela de profissionais que oscila entre o temor e o descrédito, a insegurança e a vontade de recorrer à aposentadoria, pela instabilidade e constante pressão que sofre em suas atividades - afirmou Emília Fernandes. PAULO GUERRA O senador Paulo Guerra (PMDB-AP) também homenageou os professores e pediu que fosse feita uma reflexão sobre a educação no país:- Na virada para o terceiro milênio, aumenta a importância dos professores para a construção de uma sociedade democrática, competitiva e preparada para os novos desafios. Esse novo paradigma impõe que os professores de todo o país estejam conscientes de seu papel - disse o senador.
15/10/1998
Agência Senado
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