Emilia quer Rio Grande do Sul unido



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) aliou-se a documento divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul comemorando o arquivamento, pela Câmara dos Deputados, de projeto de lei de autoria do ex-deputado Caio Riela (PTB-RS) que convocava plebiscito para que os gaúchos opinassem sobre a possível divisão pela metade do estado do Rio Grande do Sul. Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (dia 28), a senadora destacou ser oriunda da metade sul do estado, a que se tornaria um novo estado, caso fosse aprovado o projeto e o plebiscito, mas Emilia afirmou representar todo o Rio Grande.

Para a senadora, o arquivamento definitivo do projeto representa a valorização de uma posição constitucional de defesa do estado sulista. "O projeto de divisão do Rio Grande do Sul era inoportuno, equivocado e não tinha base na realidade nem na vontade dos gaúchos", afirmou Emilia. Para a senadora, a divisão traria perdas de arrecadação tanto para o Rio Grande quanto para o novo estado. "Não queremos dividir, queremos multiplicação de esforços e idéias", disse.

Lembrando que o Rio Grande do Sul é um estado tradicional e que, ao longo da história, apresentou contribuição positiva para a formação da nação e do povo brasileiro. Emilia afirmou que o governo do estado está fazendo sua parte, imbuído de um espírito de integração, buscando superar os estágios de desigualdade no desenvolvimento gaúcho, em vez de seguir pela via do separatismo. A senadora pediu que o novo ministro da Integração Nacional, Ramez Tebet, examine projetos do governo gaúcho que lhe foram apresentados.

28/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA DEFENDE AGROPECUÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL

Emilia anuncia criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Emilia faz balanço da gestão de Olívio Dutra no Rio Grande do Sul

EMILIA PEDE RENEGOCIAÇÃO DOS ACORDOS DO RIO GRANDE DO SUL COM AS MONTADORAS

Reino Unido quer dobrar negociações comerciais com Brasil até 2015

Reino Unido quer ampliar parceria para preservação ambiental com Brasil