Emoção toma conta da última sessão plenária do ano
No encerramento da última sessão plenária do ano, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Otomar Vivian (PPB), agradeceu o empenho e a dedicação que todos os 55 deputados dedicaram a sua gestão e disse do seu orgulho de ter presidido homens e mulheres do mais elevado espírito público.
Segundo ele, o Parlamento gaúcho é hoje exemplo para o País, porque os parlamentares que o integram adotam nas suas atividades princípios valorizados no âmbito familiar, ou seja, a honestidade, dignidade, ética e fé cristã.
Emocionado pela ocasião, o deputado Otomar desejou a todos um Natal e um Ano Novo com muita paz, saúde e amor.
Ao cumprimentar o deputado Sérgio Zambiasi (PTB), ato que realizou com todos os demais parlamentares, o presidente da Assembléia disse da sua satisfação por saber que o deputado petebista será o seu sucessor, a partir de 31 de janeiro.
"É uma honra para mim ser sucedido por um homem público da grandeza do deputado Sérgio Zambiasi", afirmou.
O deputado Zambiasi, por sua vez, retribuiu a consideração declarando que ele é que se sente lisonjeado por dar prosseguimento ao trabalho realizado pelo atual presidente da Assembléia, "cuja sensibilidade e competência são características do homem Otomar Vivian".
Diversos parlamentares também expressaram suas despedidas e desejaram sucesso aos colegas que assumirão como novos prefeitos em janeiro.
Em nome da bancada do PMDB, o deputado João Osório disse que durante o ano de 2000 ocorreram debates políticos, "com muita divergência, mas muita convergência". Ele afirmou que nos embates calorosos e em todos os momentos a sua bancada "procurou respeitar as idéias de cada deputado, por mais adversário que fosse, mas respeitar o direito que tinha de vir a esta tribuna para defendê-la". João Osório pediu que "as injustiças sociais sejam reduzidas em 2001 e que essa riqueza - tão mal distribuída - possa vir a contemplar a massa de excluídos desta sociedade capitalista".
Na condição de líder da bancada do PPB, o deputado Marco Peixoto destacou sua satisfação "em poder compartilhar de momentos de discussão e de construção nas votações de projetos, sempre pensando em benefício do Rio Grande do Sul". Ele elogiou a atuação do demais membros da Mesa Diretora da Assembléia "pela postura séria que cada vez mais eleva o bom nome do Parlamento gaúcho". Marco Peixoto entende que o Legislativo atuou de forma "extremamente responsável, mostrando ao governo como se pratica a democracia" ao lembrar que, "de 132 projetos que aqui chegaram, votamos favoravelmente em 129 deles". O parlamentar pepebista solicitou ao governo que no ano que vem, "saiba respeitar as decisões do Parlamento, pois este expressa, de certa forma, a opinião do povo gaúcho".
Também o deputado Paulo Azeredo (PDT) cumprimentou os parlamentares "pelo trabalho realizado nesta legislatura", desejando Feliz Natal ao seus colegas e pedindo "que Deus os protejam neste início de novo milênio, para que possamos, irmanados, trabalhar juntos em favor do nosso Estado".
O deputado Paulo Pimenta, que tomará posse no dia 1º de janeiro como vice-prefeito em Santa Maria, registrou em sua despedida o agradecimento aos servidores da Casa e o reconhecimento pelo desempenho dos representantes das demais bancadas e de suas assessorias. Paulo Pimenta afirmou que nesses dois anos de trabalho conjunto, "se porventura, em função de algum debate, passamos do tom, há tempo para que isso seja recuperado" ao garantir que assumirá a prefeitura "com as portas abertas aos companheiro de todas as bancadas da Assembléia".
Na sua despedida como 1º Secretário da Mesa e líder partidário do PTB, o deputado Manoel Maria prestou uma homenagem ao Presidente da Assembléia, Otomar Vivian, "que conduziu os destinos desta Casa, neste ano de 2000, com muita galhardia, firmeza e dedicação". Manoel Maria afirmou que nos momentos de debates calorosos entre oposição e situação "sempre chegamos a um denominador comum". Ele acrescentou que "todas as vezes que encerramos as nossas sessões, o fizemos sempre vitoriosos. Aqui, nunca houve derrotados, sempre o vitorioso foi o Rio Grande do Sul".
O deputado Adilson Troca (PSDB) saudou a Mesa Diretora "pelo brilhante trabalho realizado neste ano que se encerra" manifestando seu orgulho "de participar e representar este Parlamento, pois o povo gaúcho é muito exigente" e desejou a todos os funcionários da Casa "um ano de 2001 cheio de saúde e de realizações".
Já o deputado Germano Bonow (PFL) apoiou a conclusão do relatório do Projeto do Orçamento feita pelo seu colega pefelista Onyx Lorenzoni mostrando-se surpreso com a votação, "que teve a seu favor a bancada situacionista e contra a bancada do PPB, nossos aliados oposicionistas, o que mostra, que para a oposição, o Rio Grande está acima dos interesses pessoais e partidários". Germano Bonow também elogiou o trabalho da Comissão de Finanças e Planejamento, presidida pela deputada Cecília Hypólito "que soube cumprir e realizar o que há de melhor para o Estado, que é o relatório referente ao orçamento de 2001".
E o deputado peemedebista Giovani Feltes, que assumirá em janeiro a Prefeitura de Campo Bom, despediu-se dos parlamentares observando que volta a ser prefeito "com a responsabilidade imposta a qualquer homem público, independente de seu partido, que é a de bem servir a sua comunidade". Ele agradeceu a todos seus colegas pelo convívio parlamentar e desejou um ano novo "com mais cordialidade e com inspiração suficiente para fazermos um país melhor".
12/21/2000
Artigos Relacionados
Encerrada última sessão plenária do Senado em 2009
Para Carlos Wilson, emoção tomou conta do Congresso
Shows: 'Chorinho' toma conta do centro de São Paulo
Metade das crianças e adolescentes toma remédio por conta própria
Jayme Campos: violência toma conta de Mato Grosso
Cultura tradicional paulista toma conta do Parque da Água Branca