Empreendedor de sucesso
Todo início de um negócio é difícil e o seu desenvolvimento passa por obstáculos que só o empreendedor à linha de frente é capaz de descrever. Encontrar os fornecedores certos, montar uma equipe motivada, controlar o fluxo de caixa, conquistar e manter os clientes fiéis são desafios que precisam ser vencidos em mercados cada vez mais competitivos.
Segundo o consultor de empresas da MR Results e diretor do Instituto Brasileiro de Excelência em Liderança e Gestão (IBELG), Antonio Carlos de Matos, o primeiro passo para dar certo é saber vender o peixe. “A fórmula do sucesso do empreendedor está em saber vender, produzir e entregar”, explica. Para isso, é preciso comunicar bem o produto ou serviço, vender por um preço que compense e entregar de acordo com a expectativa do cliente. “Se o empreendedor desenvolver essas competências, o caminho do sucesso está pavimentado”, afirma. Além disso, o empresário precisa montar uma estrutura que funcione sem ele. “A empresa precisa ter uma operação independente do dono”, explica.
Para seguir uma trajetória bem-sucedida, o empreendedor precisa de muito trabalho e confiança em suas decisões. Outra atitude que pode contribuir é procurar aprender com os erros – tanto os próprios e como os dos outros.
Quem vê hoje um dos maiores sites de e-commerce brasileiro – a loja virtual Camiseteria - não imagina que seu dono já teve outras três empresas antes dela. Há seis anos em funcionamento, a loja virtual trabalha com um modelo baseado na participação do internauta. O site vende camisetas com estampas criadas por designers e escolhidas pelos usuários. Já são mais de 270 mil pessoas que formaram uma comunidade em torno da marca. “A ideia do negócio foi apenas o pontapé inicial. Quem dá a palavra final sobre o benefício do produto é o consumidor”, explica Fábio Seixas, fundador da empresa.
Como poucas empresas, o site Camiseteria também soube usar as redes sociais para potencializar sua comunicação. Além de promover campanhas e produtos, os canais digitais são responsáveis por criar uma relação de confiança entre a marca e os consumidores. “Usamos a tecnologia para quebrar a barreira entre os consumidores e a empresa”, conclui Seixas.
Os empreendedores de sucesso, em geral, imprimem uma marca pessoal em seus negócios e compartilham um sentimento de paixão pelo que fazem. Foi com esta motivação que a empreendedora Genima Bonfim Laguzzi iniciou seu negócio. Com dois filhos pequenos, ela percebeu que havia uma lacuna na área de leitura para a primeira infância. Montou uma ideia de negócio baseada na confecção de livros produzidos com tecido reciclado. Depois de nove meses de planejamento e pesquisa para o plano de negócios, abriu a editora Pique-Brinque em julho de 2010. “Foi a gestação de um sonho”, conta.
Atualmente, Genima apresenta seus produtos em feiras e faz parcerias com livrarias. O plano de negócios funcionou como norte, mas foi a prática do dia a dia que trouxe o conhecimento real da expectativa dos consumidores. “Agora estou adequando meu produto ao mercado e reduzindo os custos da empresa”, explica. Para isso, Genima terceirizou a produção e focou a comercialização dos livros reciclados no segmento educacional. “Apesar de difícil, o empreendimento trouxe realização profissional e pessoal”, conclui.
29/02/2012 16:17
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