Empreendedores da Unicamp buscam novos meios para o desenvolvimento tecnológico
Empresário desconhece qual tipo de investimento é ideal com o perfil e o estágio de desenvolvimento de seu negócio
Inovar e empreender. Esses dois verbos são os que descrevem melhor as características do grupo Unicamp Ventures. Criado em dezembro de 2006, é formado por empresários, professores, ex-alunos e alunos da instituição.
Roberto Lotufo, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, explica que o objetivo do grupo Unicamp Ventures é formar uma rede de contatos e, a partir dela, criar espaço de iniciativas, oportunidades e conhecimentos para empreendedores, tendo a agência como interlocutora principal.
Desde a sua criação, o grupo procura articular-se em rede de relacionamentos. Lotufo diz que não existe uma área específica de atuação, mas eles dispõem de “forte experiência” no setor de tecnologia da informação e comunicação. Entretanto, um dos desafios a ser enfrentado é atrair empresas dos segmentos alimentício e hospitalar, entre outras, para a discussão.
Lotufo explicou que uma das primeiras ações foi a criação de um cadastro das empresas carinhosamente denominadas de filhas da Unicamp, atualmente com os nomes de mais de 150 empresas (www.inova.unicamp.br/empresasfi lhas). Além disso, foi organizada uma lista de temas para discussão com moderadores, girando em torno de investimento, incubação e empreendedorismo. O professor acredita que o investimento de capital semente é grande gargalo no Brasil, principalmente para viabilizar o nascimento de empresas.
Falta preparo – No mês passado, foi realizado o 2º Encontro Unicamp Ventures. Estiveram presentes 120 empresários, professores, alunos e ex-alunos da universidade, para debater com investidores e empreendedores novas tendências e desafios para ambiente de empreendedorismo de base tecnológica no Brasil.
“Queremos aproximar agências de fomento e empresários e estudantes que ambicionam se tornar empreendedores, discutindo a perspectiva de cada um”, disse César Gon, presidente do Grupo Unicamp Ventures.
Os investidores destacaram que há mais capital disponível para investimento no Brasil do que em qualquer outro momento. Entretanto, segundo eles, o empreendedor não sabe qual investimento buscar, de acordo com o perfil e o estágio de desenvolvimento de seu negócio. Também apontaram a falta de preparo e de conhecimento na área de negócios e de visão em longo prazo, como dificuldades no momento da busca do investimento.
De acordo com os empreendedores Fabrício Bloisi, da Compera AnyTime, Jorge Steffens, da Datasul, Pablo Cavalcanti, da InMetrics, e Jorge Salomão, da Padtec, os dois principais problemas para o empreendedor brasileiro são a falta de conhecimento em finanças e a carência da figura de investidores do tipo Angel, que não apenas aporta recursos para empresas de base tecnológica como também auxilia no amadurecimento da gestão financeira do negócio.
Maria Lúcia Zanelli
Da Agência Imprensa Oficial
01/03/2008
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