Empresários de Brasil e Alemanha buscam parcerias em laboratório de inovação em SP
Cerca de 100 empresários, agentes de governo e pesquisadores do Brasil e da Alemanha participam nesta semana do 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Alemanha 2011. No encontro, que ocorre na quinta-feira (24) e na quinta-feira (25), os participantes vão identificar parcerias bilaterais viáveis em áreas estratégicas, como petróleo e gás, ímãs de terras-raras, próteses ortopédicas, tecnologias para grandes eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) e energias limpas.
Para o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, o encontro é uma grande oportunidade de colocar a inovação na agenda bilateral Brasil-Alemanha. O evento faz parte das atividades do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 e é promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
“Inovação é tema central da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) 2011-2014, que será lançada ainda neste primeiro semestre”, ressalta Mauro. Para o gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez, o evento estimula, além de parcerias na área de inovação, a internacionalização de empresas brasileiras.
Programação
A agenda do evento está dividida em duas partes. Na quinta-feira (24), os especialistas debaterão especialmente sobre os setores de petróleo e gás, energia renovável e tecnologias da saúde, da informação e da comunicação para grandes eventos.
Já na sexta-feira (25), haverá participação do presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos; do diretor do Instituto Fraunhofer para a América Latina, Eckart Bierduempel; do secretário de Inovação do MDIC, Francelino Grando; do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota; e do chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do MRE, Ademar Seabra. Nesse dia, o foco serão as perspectivas e oportunidades de projetos bilaterais de inovação.
O evento conta com apoio dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha. Do lado alemão, os parceiros são o Instituto Fraunhofer e o Ministério da Educação e Pesquisa.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
22/03/2011 17:57
Artigos Relacionados
Brasil e Alemanha buscam aprimorar parceria em energia
Brasil busca parcerias na área de inovação tecnológica nos Estados Unidos
No Brasil, empresários, governo e ONGs buscam convergência nas políticas públicas de clima e biodiversidade
Brasil levará empresários à China para buscar parcerias em infraestrutura e tecnologia
Parcerias com a Alemanha aprovam 26 projetos de pesquisa
Cooperativas da região Norte buscam mais mercado para orgânicos em feira na Alemanha