No Brasil, empresários, governo e ONGs buscam convergência nas políticas públicas de clima e biodiversidade



Empresários, governos e organizações não-governamentais do Brasil afirmam estar de acordo quanto à necessidade de as políticas públicas de mudanças climáticas e de biodiversidade devem começar a ser tratadas de modo unificado no Brasil. Os segmentos estiveram reunidos em novembro no 1º Seminário do Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB), realizado em Cajamar, no estado de São Paulo.

O diretor de Programas e Políticas Climáticas do ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Joly, iniciou os diálogos argumentando que a ciência já estabelece essa conexão entre os dois temas e que falta agora criar as pontes por meio de políticas públicas.

Segundo Joly, o governo entende que essa convergência se dará de modo ainda mais efetivo com algumas iniciativas que estão em andamento e que reúnem o MCT e o Ministério do Meio Ambiente. Entre as medidas, consta o envio ainda este ano ao Congresso Nacional de uma proposta de política nacional sobre a biodiversidade que inclui, entre outros aspectos, a facilitação das pesquisas que implicam o acesso ao patrimônio genético.

Para Caio Magri, do Instituto Ethos, responsável pela Secretaria Executiva do MEB, um dos fatores de convergência das ações de clima e biodiversidade é a criação de um fórum brasileiro de biodiversidade nos moldes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Magri afirma que a criação do novo fórum dará mais respaldo à agenda da biodiversidade e facilitará a interação com a política climática, que já aponta na direção de instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais, remuneração a quem mantém de pé a floresta e valoração dos estoques de carbono.

De acordo com Magri, o setor produtivo não deverá liderar sozinho o processo de convergência das agendas. “O governo precisa se ajustar internamente, criar coerência entre suas políticas social, ambiental e econômica e se aproximar do setor produtivo”, disse.



09/12/2011 15:25


Artigos Relacionados


Brasil, Índia e África do Sul buscam aliados em prol da biodiversidade

Empresários de Brasil e Alemanha buscam parcerias em laboratório de inovação em SP

Brasil sedia evento sobre políticas públicas

Brasil é reconhecido por políticas públicas em favor de idosos

Empresários buscam parceria com mercado muçulmano

Governo anuncia políticas públicas para Semiárido