Empresários de Brasil e Venezuela querem aumentar intercâmbio comercial



Empresários brasileiros e venezuelanos se reuniram nesta sexta-feira (6), em Brasília, para discutir formas de aumentar a corrente de comércio entre os dois países. Cerca de 100 representantes do agronegócio, construção civil, produtos de higiene pessoal, autopeças, alimentos e bebidas buscaram identificar mercadorias e serviços de interesse de cada país para aumentar as possibilidades de negócios entre Brasil e Venezuela.

O 1º Encontro Econômico, Produtivo e Comercial, foi realizado na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), e precede a visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Brasil, no início da próxima semana.

Na abertura do encontro, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, destacou a importância das trocas comerciais coma Venezuela: “Essa é uma relação comercial estratégica para o Brasil, já que os negócios entre os dois países estão aumentando consideravelmente nos últimos anos”. Em 2010, a corrente de comércio entre Brasil e Venezuela somou US$ 4,6 bilhões, crescimento de 11% em relação a 2009. O saldo comercial é superavitário para o Brasil em US$ 3 bilhões.

A Venezuela ocupa o 16° lugar em volume de comércio entre os países de destino das exportações brasileiras. Os principais produtos brasileiros comprados pelos venezuelanos são bovinos vivos, carne de gado e de frango, e partes e peças de veículos. Já o Brasil ocupa a 31ª colocação entre os destinos das exportações venezuelanas. Os principais produtos importados pelo Brasil da Venezuela são naftas, coque de petróleo e alumínio em bruto. 


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



06/05/2011 20:18


Artigos Relacionados


Iraque quer aumentar intercâmbio comercial com o Brasil

Brasil e México querem intensificar relação comercial e aproximar empresários

Brasil e Venezuela firmam dez novos acordos e apostam em intercâmbio regional

Papaléo defende aumento do intercâmbio comercial entre França e Brasil via Amapá

Brasil e UE querem aumentar cooperação em tecnologia

Empresãrios bolivianos querem aproundar relações comerciais com Brasil