Brasil e UE querem aumentar cooperação em tecnologia



O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antonio Elias, recebeu nesta sexta-feira (11), em Brasília, o vice-presidente da Indústria e Empreendedorismo da União Europeia (UE), Antonio Tajani.

O encontro, que contou com a presença de representantes de empresas europeias com sede no Brasil, serviu para reforçar a relação com o bloco, com foco na competitividade e investimento no setor industrial.

Para Tajani, o evento servirá para estabelecer uma estratégia bilateral e unir forças para a cooperação em diversos setores. “Em nível comercial, estamos falando do Mercosul, onde podemos ter muitos avanços com o Brasil no setor industrial, empresarial e em muitos outros”.

A cooperação do Brasil com a União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação baseia-se no Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, que entrou em vigor em 2007 e foi renovado, por cinco anos, em agosto de 2012.

Os representantes do Brasil e da UE concordaram ser possível - e necessário - aumentar o nível de cooperação. Para o secretário-executivo, o reconhecimento internacional sobre a capacidade de desenvolvimento do Brasil é muito importante para o país.

“O Brasil se tornou, no mapa internacional, um eixo de investimento forte, de migração de áreas de pesquisa e desenvolvimento [P&D]. Há uma capacidade científica e laboratorial no Brasil que hoje representa aquilo que é complementar aos investimentos do setor industrial”.

Setores em que já existe cooperação Brasil e União Europeia, como o automobilístico, também compuseram a pauta da reunião, além de áreas ainda pouco exploradas nesta parceria, como energia, biodiversidade e telecomunicações.

De acordo com Tajani, o encontro foi um estímulo para empresas europeias sediadas no país possam aumentar seus investimentos. “É importante para a gente trabalhar muito mais no setor de tecnologia, espacial, biotecnologia e de matérias-primas. Eu acredito que possamos fazer muito mais nos próximos anos”, disse o representante da UE.

Os últimos detalhes para a realização da Cúpula Brasil-União Europeia que será realizada em fevereiro de 2014, em Bruxelas, na Bélgica, também foram definidos durante o encontro.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 



14/10/2013 09:11


Artigos Relacionados


Brasil e Irã querem intensificar cooperação em tecnologia e economia

Brasil e Reino unido querem aprofundar cooperação bilateral em ciência e tecnologia

Brasil e Nigéria devem aumentar cooperação agrícola

Brasil e Portugal vão aumentar ações de cooperação no turismo

Empresários de Brasil e Venezuela querem aumentar intercâmbio comercial

Ingleses querem ampliar cooperação científica com o Brasil