Empresários de todo o País aprendem como atuar em mercados do Oriente Médio



Mais 300 empresários de vários estados acompanharam nesta quinta-feira (10) de seminário, em São Paulo, sobre as oportunidades de negócios na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, no Irã, em Israel, no Kuwait e no Catar. De forma presencial e via internet, os empresários brasileiros buscaram informações sobre como atuar nos setores de moda, casa e construção, alimentos, bebidas e agronegócios, e máquinas e equipamentos. 

“O objetivo do Seminário Mercado Foco é fornecer subsídios importantes para a tomada de decisão da empresa por meio dos diversos serviços e produtos de que a Apex-Brasil dispõe para apoiar os empresários que querem se instalar, consolidar ou ampliar negócios no mercado árabe”, explicou o coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Novos Produtos da Apex-Brasil, Juarez Leal.

O Oriente Médio é uma região estratégica para a internacionalização das empresas brasileiras. Em 2010, passou da sétima para a quinta posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil, com uma participação de 5,2% (US$ 10,5 bilhões) nas exportações brasileiras. Do total, 75% das vendas foram para Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos. Somente a Arábia Saudita concentrou 30% das exportações brasileiras para o Oriente Médio nos últimos 30 anos.

Segundo ele, os dados levantados pela Apex-Brasil mostraram que as exportações brasileiras para o Oriente Médio devem manter um ritmo crescente entre 2011 e 2014, quando a taxa de crescimento deverá chegar a 22 %.

Fonte:
Apex-Brasil



10/11/2011 20:32


Artigos Relacionados


Brasileiros e espanhóis anunciam parceria para buscar mercados na Ásia e Oriente Médio

AGU abre seleção para estagiários de nível médio e superior em todo o País

Advogados, psicólogos e assistentes sociais aprendem a atuar nas UPP's do Rio

Oriente Médio é tema de evento na USP

Presidente discute situação do Oriente Médio

Patriota: Oriente Médio precisa de paz e desenvolvimento