Empresas brasileiras do setor de carnes podem participar de feira de alimentos na China



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participará da 11ª feira Sial China 2011, que será realizada em Xangai, de 18 a 20 de maio. Também participarão a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

As inscrições para participar da feira, um dos maiores eventos de alimentos e bebidas da China, vão até 25 de abril. O estande brasileiro está aberto para empresas do setor de carnes bovina e suína interessadas em acessar o mercado exterior. Os estabelecimentos também estarão disponíveis para a exposição de suas mercadorias para degustação.

Para consolidar o resultado da missão presidencial à China, o Ministério da Agricultura vai priorizar o setor de carnes. Durante a visita da presidenta Dilma Rousseff, na última semana, o Brasil conquistou o acesso ao mercado de carne suína, além de investimentos naquele país para a carne bovina.

Na ocasião, foram habilitados três frigoríficos de carne suína e, segundo o diretor do departamento de Promoção Internacional do Agronegócio da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa, Marcelo Junqueira, a expectativa é habilitar mais 10 estabelecimentos do País para o mercado chinês, nos próximos meses.

 

Sial China

O evento Salon International de l'Agroalimentaire (Sial), começou em 1964, na França. Na primeira edição, o Salão Internacional da Alimentação teve grande sucesso e a feira se expandiu para outras regiões, como América Latina, América do Norte, Oriente Médio e Ásia.

Na China, o evento é realizado anualmente e esta é na 11ª edição. Em 2010, o Sial recebeu, ao todo, 1.339 exibidores e 29 mil visitantes. Para 2011, a perspectiva é aumentar os números para 1.500 participantes e 35 mil visitantes de 80 países.

A ideia é reunir fabricantes nacionais e internacionais de produtos alimentícios e vinhos para desenvolver negócios entre os países e promover as suas mercadorias em todo o mundo e no maior mercado em crescimento.


Comércio bilateral

Desde 2008, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. O país compra do Brasil mais do que o dobro que o segundo colocado no ranking, os Países Baixos. Outro dado importante é o crescimento de 214%, nos últimos três anos, das exportações brasileiras de produtos agropecuários para a China, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



18/04/2011 13:01


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