Empresas brasileiras participam de feira internacional de frutas e hortaliças na Espanha



O projeto Brazilian Fruit, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou da Feira Internacional do Setor de Frutas e Hortaliças (Fruit Attraction), que aconteceu em Madri, na Espanha, entre os dias 19 e 21 de outubro. O evento reuniu os maiores importadores, distribuidores e indústrias do segmento frutícola de diversos países.

No estande do Brasil, os visitantes degustaram mamão papaia formosa e suas variedades, melão, manga, caipirinha feita com limão brasileiro e conheceram produtos como cará, inhame e batata-doce. Durante o evento, foram gerados US$ 1 milhão em negócios para as empresas brasileiras, além da perspectiva de mais US$ 1,2 milhão para os próximos 12 meses, devido aos mais de 205 contatos realizados, totalizando uma estimativa de negócios de US$ 2,2 milhões.

Claudio Piovesan, diretor da empresa Rio Doce, que participou pela primeira vez da feira como expositora, acredita que a Fruit Attraction gerou resultados positivos. “Fizemos contato com novas empresas, encontramos ex-clientes que se interessaram novamente pelos nossos produtos, e atendemos também clientes atuais, com os quais conversarmos sobre as safras”.

Outra empresa a mostrar seus produtos foi a RBR Trading. Roland Brands, diretor da empresa, avalia a feira como “um ótimo lugar para fazer a troca de contatos, apresentar a empresa e conhecer possíveis clientes. Nós vamos usar o período pós-feira para entrar em contato com as empresas e fecharmos negócio”.

A terceira edição da feira reuniu mais de 550 produtores, exportadores e empresários do setor de frutas e hortaliças de vários países. A Federação Espanhola dos Exportadores de Frutas e Hortaliças (Fepex) e a Ifema, empresa organizadora da feira, afirmaram que mais de 50 mil pessoas visitaram a Fruit Attraction neste ano.

“Foi uma participação muito interessante e importante para nós. Queremos ampliar nossa presença no mercado europeu, temos espaço para isso e as portas estão se abrindo para o Brasil”, afirmou Maurício de Sá Ferraz, gerente do Ibraf.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, com uma produção média anual de 41 milhões de toneladas. Deste total, 31% têm como destino o mercado externo de frutas frescas (2% do total) e industrializadas (29% do total). Todas as variedades de frutas exportadas atendem aos mais rígidos certificados internacionais.

Brazilian Fruit

Criado em 1998, o Brazilian Fruit é um projeto desenvolvido pelo Ibraf e pela Apex-Brasil para promover e divulgar a qualidade e a variedade da produção brasileira de frutas no exterior e posicionar o Brasil como grande e rotineiro supridor mundial de frutas frescas e processadas. A marca é sinônimo de qualidade, excelência, profissionalismo, consistência, seriedade e confiabilidade. Atualmente, o projeto promove mais de 30 tipos de frutas in natura, além de diferentes frutas processadas.

Fonte:
Apex-Brasil



01/11/2011 15:28


Artigos Relacionados


Empresas brasileiras de calçados participam de feira em Milão

Empresas brasileiras participam de feira de alimentos em Moscou

Empresas brasileiras participam de feira de produtos orgânicos nos EUA

Empresas brasileiras participam de feira de calçados e couro na China

Empresas brasileiras de avicultura participam de feira nos Emirados Árabes

Empresas brasileiras participarão de feira internacional de produtos orgânicos