Empresas de médio porte têm até dia 31 para se recadastrar



Termina no dia 31 de dezembro o prazo para que as empresas de médio porte façam o recadastramento no Cadastro Técnico Federal (CTF), que é controlado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Também devem se recadastrar até o último dia do ano as entidades sem fins lucrativos não filantrópicas e as pessoas físicas que não sejam representantes legais de empresas mas que precisam ter acesso aos sistemas do Ibama, como os criadores de animais silvestres. Quem perder o prazo vai ficar bloqueado nos sistemas do Ibama e também estará sujeito a auditagem.

Instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Nº 6938, de 1981), o CTF permite ao Ibama controlar e monitorar os empreendimentos potencialmente poluidores ou utilizadores de recurso ambientais.

O recadastramento é obrigatório e se estenderá por vários meses, dependendo do porte e da atividade exercida. Para as empresas de grande porte e as usuárias do DOF, o prazo final se esgotou em 30 de setembro. Já as pequenas e microempresas poderão fazer o seu recadastramento até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.

O recadastramento é totalmente eletrônico e dividido em duas etapas. Na primeira, será solicitado que o usuário atualize os dados pessoais e senha. Em seguida, em outro formulário, que recadastre endereço, e-mail e atividades realizadas, porte para pessoas jurídicas, entre outros dados sobre uso de recursos ambientais.

O Ibama recomenda que, independentemente do porte e dos prazos finais para realizar o recadastramento, todos os inscritos procurem acessar o sistema para atualizar seus dados o mais breve possível, evitando conflitos de última hora. As informações para o correto preenchimento estão disponíveis na internet.

Os procedimentos são amigáveis, mas demandam atenção do usuário, pois algumas categorias foram alteradas e outras, criadas. Maiores informações www.ibama.gov.br  logo à direita clicar em "Recadastramento no CTF". Empresas que ainda não possuem cadastro devem escolher a opção "Cadastre-se no CTF".

Fonte:
Ibama



18/12/2013 10:42


Artigos Relacionados


Apex mostra balanço de projeto para exportadoras de micro, pequeno e médio porte no RS

Brasil cresce mais em cidades de médio porte

Rosalba comemora inclusão de Mossoró (RN) entre as 20 cidades de médio porte em pleno desenvolvimento

Empresas de TI brasileiras para aviação vão investir no mercado do Oriente Médio

CCJ analisa projeto que cria a Secretaria Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Nova política de Arranjos Produtivos Locais terá maior participação de empresas de pequeno porte