Empresas de turismo aumentam faturamento médio de 18,3% em 2011
As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% no ano passado e cerca de 87% dos empresários esperam expansão dos negócios neste ano. É o que revela a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas nas 80 maiores empresas de nove segmentos do País.
A 8ª edição da Pacet foi realizada entre janeiro e março de 2012 e reúne informações sobre o desempenho da atividade turística no ano passado e prognósticos para este ano. O foco da pesquisa foi empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões.
Fatores como o fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados como responsáveis pelo crescimento das atividades.
Os resultados mostram o desenvolvimento do setor como um todo, que superou as expectativas indicadas pela pesquisa em 2010. As empresas faturaram, aproximadamente, 18,3% mais e ampliaram em 5,7% o quadro de funcionários.
O segmento de turismo receptivo foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em segundo lugar, ficou o de hospedagem (22,2%), seguido de agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%). Os três primeiros segmentos apresentaram, também, as maiores variações médias de crescimento em custos e preço ao consumidor.
Os quatro segmentos que mais contrataram no ano passado foram, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis. O turismo receptivo apresentou variação negativa de 2,5%.
Os nove segmentos pesquisados foram as agências de viagens, locadores de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo.
Leia mais:
Confira página especial sobre Turismo no Brasil
Campanha fala sobre obras de infraestrutura de turismo no Brasil
Aplicativo que permite consultar horários e informações de voos chega às redes sociais
Ônibus de viagem deverão ser adaptados para pessoas com deficiência
Fonte:
Ministério do Turismo
21/08/2012 19:17
Artigos Relacionados
Faturamento de franquias de turismo no Brasil cresceu 85% em 2011
Faturamento das micro e pequenas empresas paulistas cresce 3,8% em 2011
Faturamento das micro e pequenas empresas aumenta em 2011, diz Sebrae-SP
Faturamento do setor de panificação cresce 12% em 2011
Associação de supermercado prevê faturamento 4% maior ao fim de 2011
Operações de crédito consignado aumentam 5,97% em 2011