Empresas levarão internet gratuita a áreas remotas do País
O pregão eletrônico realizado pelo Ministério das Comunicações nesta quinta-feira (28) permitirá a ampliação e aprimoramento do Programa Gesac que, por meio de banda larga, conecta áreas remotas do país à internet. O pregão foi dividido em cinco lotes (quatro terrestres e um com conexão por satélite). A Embratel apresentou a melhor proposta de conexão por satélite, enquanto a melhor solução via terrestre foi de um consórcio entre a Embratel e a OI.
Segundo a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, a nova licitação triplicará o atendimento, passando de 13 mil pontos para mais de 31 mil em todo o país, e a qualidade da banda aumentará quatro vezes (de 256 Kbps para 1 Mbps).
“Além dos programas específicos, o Gesac vai atender programas de outros órgãos, como Embrapa e os ministérios da Saúde e da Justiça, ampliando o alcance do compromisso do governo federal com a inclusão digital no País”, afirma a secretária, reforçando que o objetivo do programa é levar conexão gratuita às comunidades que não contam com nenhuma outra maneira de acesso à rede mundial de computadores.
A grande novidade do programa Gesac, acrescenta Lygia Pupatto, é a sua expansão para cerca de 13 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Atualmente, o Gesac atende também unidades de defesa em regiões de fronteira, escolas rurais, comunidades quilombolas e indígenas, polos da Universidade Aberta do Brasil e centros de pesquisa da Embrapa em regiões sem nenhuma outra conexão. Continuarão sendo atendidos, ainda, os telecentros instalados em 7 mil pontos de conexão, em todo o Brasil
Um exemplo do alcance do Gesac é sua instalação na Ilha de Trindade, a 1.500 km da costa brasileira. É a conexão Gesac que também viabiliza o acesso à internet na estação brasileira na Antártida, dos postos móveis em barcos do Ministério da Justiça, bem como nos navios de assistência hospitalar.
Fonte:
Ministério das Comunicações
30/11/2013 13:45
Artigos Relacionados
Saúde pública quer levar mais médicos para áreas remotas do País
Ministério organiza seminário para avaliar a fixação de profissionais em áreas remotas
Novos voos levarão europeus para as cinco regiões do País
Aeroportos com internet gratuita registram cerca de 1,8 mil acessos
Pescador amador aposentado terá licença gratuita via internet
Aeroportos das cidades-sede da Copa passam a oferecer internet gratuita