EMTU: Imagem dos ônibus metropolitanos melhora na pesquisa ANTP



Avaliação do sistema gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos melhorou de 64% para 69%

Na Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, promovida pela Associação Nacional de Transporte Público - ANTP -  e realizada nos meses de agosto e setembro de 2006 pela LPM - Levantamentos e Pesquisas de Marketing,  a avaliação do Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP -  melhorou de 64% para 69%, de acordo com as respostas obtidas dos usuários do serviço.

A imagem do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, também gerenciado pela EMTU/SP, caiu de 88% para 80%, mas mantém um bom nível de avaliação, pois está abaixo, somente, da pontuação do sistema metroviário.

Na avaliação do usuário do Transporte Metropolitano por Ônibus, que na maioria possui renda familiar entre R$ 500 a R$ 1.500, o índice que aponta o preço do serviço em relação à renda do cliente diminuiu. A quantidade de usuários que acham cara e muito cara a tarifa das linhas metropolitanas em relação ao que ganham caiu de 75% para 69%. No Corredor Metropolitano também houve queda neste quesito: de 70% para 68%. Vale lembrar que a pesquisa foi realizada antes do reajuste da tarifa, em 30/12/06.

Este sistema de transporte também obteve boa avaliação do preço em relação ao que vale o serviço. Dos usuários entrevistados, 22% avaliam o preço como ótimo e bom em relação ao que vale o serviço contra 20% na pesquisa passada.

Para o Corredor Metropolitano este índice aumentou de 36% para 38%. Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus. É importante destacar que o Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus é operado sem qualquer subsídio do Governo do Estado e, ainda assim, apresenta aprovação de quase 70%. A tendência, de acordo com a análise dos técnicos da EMTU/SP, é melhorar a imagem do serviço por conta do novo modelo de operação na RMSP que entrou em vigor em novembro último, com a concessão das linhas intermunicipais na região. O contrato firmado com quatro Concessionárias determina a entrega de um plano de racionalização do sistema no sentido de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, por meio de ações voltadas à produtividade da operação com trajetos que atendam de maneira eficiente o desejo de viagem dos usuários e mantenham a oferta adequada à demanda de passageiros existente.

Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara

A queda de 8% da imagem do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara se deve à frequência dos ônibus e à falta de conforto, itens diretamente relacionados à oferta e à superlotação dos veículos. A EMTU/SP, como gerenciadora deste sistema, já vem detectando estas irregularidades. Prova disso, é a quantidade de multas emitidas por estes motivos à Concessionária Metra, operadora do Corredor. Até outubro deste ano foram 359 autuações, totalizando o valor de cerca de R$ 30 mil em multas.

No Programa  IQT/2006 -  Índice de Qualidade do Transporte, criado pela EMTU/SP, a qualidade dos serviços prestados pela  Concessionária Metra caiu do primeiro para terceiro lugar, coincidindo com o resultado da Pesquisa de Imagem da ANTP.  Nesta pesquisa, no entanto, este sistema continua mantendo o índice de cerca de 80%, permanecendo abaixo somente do Metrô de São P

12/09/2006


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