EMTU recebe equipamento para a estação de abastecimento do Ônibus a Hidrogênio



O eletrolisador foi fabricado na Bélgica e tem 16 toneladas, três metros de altura e 12 metros de comprimento

Nesta sexta-feira pela manhã, 21, chegou na garagem da Concessionária Metra, em São Bernardo do Campo,  o eletrolisador, fabricado pela Hydrogenics,  que fará parte da estação de abastecimento do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e conta com  o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos ( FINEP) e vários outros parceiros.

Na região de São Bernardo do Campo, a operação de descarregamento na garagem da Concessionária Metra, onde será construída a estação de abastecimento do primeiro protótipo do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, foi acompanhada pelos agentes da EMTU/SP e da Eletropaulo. O descarregamento foi a etapa mais delicada da operação, por conta da altura da carga que chega a 3,90 metros e que feita em área onde   há a rede aérea de alimentação dos trólebus que circulam no corredor.

Estação de abastecimento

O eletrolisador, fabricado na Bélgica, tem  16 toneladas, três metros de altura e 12 de comprimento. Foi montado dentro de um container, onde será produzido o hidrogênio no momento em que receber eletricidade e água.

Outros equipamentos da infra-estrutura de abastecimento, como o compressor de Hidrogênio e o dispenser (o abastecedor), vindos do Canadá, e o conjunto de armazenagem composto por cilindros horizontais, vindos dos EUA,  estão a caminho e devem chegar em 30 dias  para a montagem da futura estação na garagem da Concessionária Metra, empresa que será responsável pela operação do primeiro  protótipo do ônibus movido a célula combustível hidrogênio no Corredor Metropolitano da EMTU/SP.

A estação de abastecimento deve ficar pronta no final do primeiro trimestre de 2008. O processo será o seguinte: depois de produzido no eletrolisador, o hidrogênio será comprimido, transferido para os cilindros e depois para o dispenser para abastecer o ônibus.

O ônibus a hidrogênio

O veículo que será testado no Corredor Metropolitano ABD está em construção em Caxias do Sul (RS) na fábrica da Marcopolo/Tuttotrasporti. As baterias já foram instaladas e testadas com o veículo em movimento. Atualmente está em processo de instalação a célula de combustível e em breve começarão a ser acoplados os nove tanques de armazenagem no teto do veículo.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP

(I.P.)



12/21/2007


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