ENAP participa do Programa EUROsociAL II no Uruguai



A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) participou da “Oficina Regional do Programa EUROsociAL II sobre Reinserção Sócio-Laboral de Pessoas Privadas de Liberdade”. O encontro foi realizado dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Formação da Cooperação Espanhola (Aecid), em Montevidéu/Uruguai. Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações realizadas em 2013. Também foram definidas atividades para o próximo ano. A ENAP participou da Oficina acompanhando a Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ).

A Assessora de Cooperação Internacional da ENAP, Emanuella Santana, ressalta a importância do evento para a Escola: “A ENAP é sócia-coordenadora latino-americana do Programa EUROsociAL II. Também é responsável por articular e acompanhar as atividades que envolvem a participação de instituições brasileiras. O objetivo é garantir que a metodologia do Programa seja seguida e que os interesses do Brasil sejam garantidos”, explicou.

Em relação às atividades de 2014, o Depen/MJ solicitou, ao EUROsociAL II, apoio técnico para elaboração de um currículo de capacitação. “O documento deve prever uma oficina-piloto sobre inserção sócio-laboral. A ideia é capacitar formadores para escolas do sistema prisional brasileiro”, explica Emanuella. O Depen/MJ sugeriu, ainda, ações ligadas a modelos produtivos e articulações entre atores.

Além do Brasil, a Oficina reuniu representantes do sistema prisional dos seguintes países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Uruguai.

EUROsociAL II

É um programa regional de cooperação técnica da Comissão Europeia para a promoção da coesão social na América Latina. O EUROsociAL II consolidou-se como um espaço de reflexão, debate e intercâmbio de experiências. Suas iniciativas buscam o diálogo continental e intercontinental quanto a políticas públicas, atores comprometidos e modelos sociais mais equitativos. O Programa é composto por um Consórcio, que congrega sete sócios coordenadores europeus e latino-americanos, e conta com mais de 30 sócios operativos, instituições que implementam ações definidas em conjunto com os países beneficiários.

 

Fonte:
Escola Nacional de Administração Pública



14/11/2013 14:58


Artigos Relacionados


ENAP participa do 18º Congresso do Clad, no Uruguai

Enap participa de encontro sobre administração pública no Canadá

Sarney participa das comemorações dos 25 anos de redemocratização do Uruguai

Brasil participa de encontro de televisões latino-americanas no Uruguai

Sarney participa em Montevidéu da celebração dos 25 anos de redemocratização do Uruguai

Lembo participa de seminário sobre oportunidades de negócios e investimentos, no Uruguai