Encceja Exterior abre inscrições no dia 13 de março
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou, nesta quinta-feira (6), por meio de portaria, as regras e datas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior).
De acordo com a publicação, as provas serão realizadas nas cidades de Ota (JAP), Hamamatsu (JAP), Nagóia (JAP), Lisboa (POR), Bruxelas (BEL), Caiena (GUF); Boston (EUA) e São Francisco (EUA).
As inscrições são gratuitas e serão realizadas na página do Inep na internet, a partir do dia 13 de março, às 10h. O prazo de registro termina em 31 de março, às 23h59. No Japão, os brasileiros em situação de penas privativas poderão realizar as inscrições por meio do Consulado-Geral do Brasil no país.
Realização das Provas
Os exames do Encceja serão realizados nos países já mencionados em diferentes datas, todas referentes a este ano. No Japão, a data escolhida foi 31 de maio. Nos países ocidentais – Bélgica, Estados Unidos, Portugal e Guiana Francesa – as provas acontecem no dia 7 de junho.
Competências cobradas
As provas do Encceja são estruturadas para avaliar os conhecimentos relacionados aos ensinos fundamental e médio. Para o nível fundamental, a avaliação será composta por quatro provas objetivas com 30 questões cada e uma redação. Veja abaixo a relação de assuntos:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais
Para o nível médio, o exame também é formado por quatro provas objetivas com 30 questões cada e uma redação. Confira os temas cobrados:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Encceja
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza, desde 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior.
O teste tem por objetivo avaliar as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no processo é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
Podem pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.
No Exterior, além da certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, os interessados podem pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Médio desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.
Confira mais detalhes da portaria: parte1, parte2, parte3 e parte4.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União e do Inep
06/03/2014 09:27
Artigos Relacionados
Encceja: Brasileiros residentes no exterior já podem se inscrever
Candidatos que fizeram Encceja no exterior têm acesso a resultados
Inscrições para o Encceja vão até 22 de fevereiro
UWC Brasil abre inscrições para bolsas de estudo no exterior
Ministério abre inscrições do Seminário de Comércio Exterior para Jornalistas
Inep prorroga inscrições para as provas do Encceja