Encceja: Brasileiros residentes no exterior já podem se inscrever



Brasileiros residentes no exterior podem se inscrever para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) a partir desta quinta-feira (13). O exame é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. As inscrições terminam no dia 31 de março.

Os resultados do Encceja no exterior permitem ao candidato obter a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Para quem pretende o certificado para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja aplicará provas em Ota, Hamamatsu e Nagóia, Japão; Lisboa, Portugal; Bruxelas, Bélgica; Caiena, Guiana Francesa; Boston e São Francisco, Estados Unidos. A aplicação será realizada pelo Inep, em parceria com as respectivas representações diplomáticas brasileiras. A certificação caberá à Secretaria de Educação do Distrito Federal.

No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio próximo, de manhã e à tarde, de acordo com as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão realizadas em 1º de junho, também em dois períodos, de acordo com as áreas do conhecimento.

Para os brasileiros residentes no Japão que não dispuserem de acesso à internet, haverá computadores disponíveis para as inscrições nos endereços indicados no edital do exame. Além disso, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio fará as inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade naquele país, em página específica do Encceja.

Em Portugal, Bélgica, Guiana Francesa e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho, nos turnos matutino e vespertino, conforme as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão aplicadas em 8 de junho.

Áreas

Na inscrição para o ensino fundamental, os candidatos ao certificado podem optar pela avaliação de uma ou mais áreas do conhecimento:

  • Língua portuguesa, com redação.
  • Língua estrangeira moderna.
  • Educação física e educação artística.
  • Matemática.
  • História e geografia.
  • Ciências naturais.

Para o ensino médio, haverá provas nas áreas de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física).
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
  • Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).


As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet. Mais informações sobre o Encceja no exterior no Edital do Inep nº 5/2014

Fonte:
Inep



14/03/2014 20:21


Artigos Relacionados


Relatório defende direitos dos brasileiros residentes no exterior

Calixto quer permitir doações de brasileiros residentes no exterior

Proposta permite a brasileiros residentes no exterior eleger representantes na Câmara

Brasileiros residentes no Japão já podem sacar Fundo de Garantia

Azeredo defende proposta que dá a brasileiros residentes no exterior direito de eleger representantes. Demóstenes vai retirar apoio.

Cineastas brasileiros podem inscrever trabalhos no Festival de Xangai