Enchente em Eldorado deixa mais de 4 mil desabrigados



Mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas na cidade de Eldorado, região do Vale do Ribeira, em decorrência da cheia do Rio Ribeira de Iguape. As chuvas constantes que atingem a região desde sábado (30) somadas à enchente na cabeceira, no estado do Paraná, provocaram o transbordamento do rio que, por volta das 11h da manhã desta terça-feira (2), estava mais de 7 metros (m) acima do nível normal, em Eldorado.

Segundo a prefeitura da cidade, o número de desabrigados ainda pode subir, pois existem bairros isolados. Eles foram encaminhados para o Centro Comunitário, a igreja e escolas da cidade.  

Medições do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) apontaram que às 11h30 desta terça-feira o nível do rio na cidade de Eldorado, estava em 12,57 m. A previsão é que o pico ocorra durante a tarde, quando deve chegar a 13,5 m. “Em níveis normais, o rio Ribeira de Iguape não ultrapassa os 5m de profundidade”, afirmou Irineu Takeshita de Oliveira, coordenador regional da Defesa Civil.

Segundo Irineu, Eldorado foi a cidade mais afetada uma vez que ao passar pela cidade o rio sofre um estreitamento natural e isso faz com que transborde com mais facilidade. “Além disso, a área de várzea nesse trecho é bem menor”, explicou.

Outras cidades no percurso do rio que foram atingidas com menos intensidade são: Iporanga, Sete Barras e Registro. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, ainda não há registro de desabrigados ou desalojados nesses municípios.

Outras cidades banhadas por afluentes do Ribeira de Iguape também foram atingidos pela cheia. Em Barra do Turvo, por onde passa o Rio Turvo, 40 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e, em Jacupiranga, banhada pelo Rio Jacupiranga, esse número chegou a 100. Entretanto, nas duas cidades, todos já foram autorizados a retornar.


Fonte:
Agência Brasil



02/08/2011 16:20


Artigos Relacionados


Enchente deixa mais de 9 mil pessoas desalojadas e desabrigadas no sul de São Paulo

Chuva deixa 185 desabrigados e mais de mil desalojados no Espírito Santo

Efraim quer auxílio para desabrigados por enchente na Paraíba

Renan pede ao governo que reconstrua e doe a desabrigados as casas destruídas na enchente que atingiu AL e PE

Jorge Viana: última enchente no Acre deixa ‘lições necessárias’

Chuva forte deixa desalojados e desabrigados em três municípios fluminenses