Renan pede ao governo que reconstrua e doe a desabrigados as casas destruídas na enchente que atingiu AL e PE
"Renovo meu apelo para que, com maior agilidade, o governo federal possa reconstruir e doar aos desabrigados as casas que eles perderam com a enchente que atingiu diversos municípios de Alagoas e Pernambuco". O pedido foi feito nesta terça-feira (13) pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que, da tribuna do Senado, comentou que a medida será importante para os que perderam tudo com a cheia e provocará impacto irrisório nas contas do país.
O senador informou que encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta no sentido de que seja antecipada a liberação dos recursos de subvenção econômica aos pequenos produtores que tiveram sua produção canavieira perdida ou muito devastada com a enchente. Ele lembrou que o Congresso aprovou a medida provisória 472/09 que inclui a liberação de R$ 5,00 por tonelada aos pequenos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste, referentes à safra 2009/2010.
A antecipação da liberação do dinheiro foi pedida por Renan Calheiros não apenas ao presidente Lula, mas também ao ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi. Segundo o senador, o total a ser repassado aos pequenos produtores gira em torno de 80 milhões de reais. Apenas em Alagoas o número de beneficiados chegará a 7.200, segundo cálculo apresentado por ele.
Renan Calheiros também comunicou que trabalhará para que o Congresso agilize a votação de projeto para criar um fundo nacional através do qual o país possa ter recursos para mapear suas áreas de risco. Ele defendeu que a medida é fundamental para que os diversos níveis de governo possam desenvolver programas específicos para prevenir ou minimizar os efeitos causados pelas catástrofes.
Falecimento
Outro assunto abordado pelo senador foi a morte do empresário e intelectual Luiz Carlos Maranhão, aos 70 anos de idade. Renan registrou que Maranhão, ao lado dos irmãos, foi responsável pela expansão e modernização do Grupo Santo Antonio, formado pela Central Açucareira Santo Antonio e pela Usina Camaragibe.
- Luiz Carlos Maranhão talvez seja a simbiose mais perfeita de um nordestino. Tudo nele era Nordeste e a pujança do seu povo. Ele próprio trouxe Maranhão no nome, nasceu em Pernambuco e radicou-se em Alagoas. Ou seja, ele viveu e lutou intensamente o Nordeste em todas as suas atividades - declarou Renan Calheiros.
13/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Benedito de Lira pede que governo federal assuma prestações de casas para desabrigados em Alagoas
Renan pede ao governo que libere os desabrigados de pagar contrapartida no programa Minha Casa, Minha Vida
Enchente em Eldorado deixa mais de 4 mil desabrigados
Desabrigados ficarão em galpões até que casas construídas pelo governo fiquem prontas
Efraim quer auxílio para desabrigados por enchente na Paraíba
Projeto prevê uso do FGTS para reconstrução de casas destruídas por enchentes