Encomex Empresarial recebe mais de mil visitantes em Salvador



O Encomex Empresarial, evento que visa a aumentar a participação de pequenas e médias empresas no mercado internacional, reuniu mais de mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador (BA), na quarta-feira (3) – primeiro dia de atividades.

Organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o encontro oferece palestras, oficinas e conversas com especialistas sobre como vender produtos para compradores estrangeiros.

Estiveram presentes no evento a secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Lacerda Prazeres, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, e o diretor superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

A programação de palestras foi aberta pela secretária de Comércio Exterior do Mdic, que falou sobre os desafios e estratégias da política de comércio exterior brasileira. A secretária também destacou as medidas anunciadas na terça-feira (2) pelo governo federal para incentivar a competitividade do setor industrial brasileiro.

“O comércio exterior é um componente importante do Plano Brasil Maior. Ele inclui medidas para favorecer a inovação, os investimentos, a capacitação de mão de obra e a competitividade das indústrias brasileiras”, destacou Tatiana, que participou da elaboração do plano no que diz respeito à desoneração de exportações, defesa comercial, financiamento e garantia às exportações, promoção comercial e cultura exportadora.    


Exportações baianas

Durante a palestra, a secretária enfatizou a importância do Encomex Empresarial para identificar e aproveitar o potencial de crescimento das exportações. “Há um esforço muito grande da Secretaria de Comércio Exterior em agregar novas empresas ao comércio internacional, e ampliar a base exportadora do Brasil”, disse.

Dos mais de 460 exportadores baianos, 61% são micro, pequenas e médias empresas. Apesar da grande participação, estas vendas representam apenas 5% do total. Dado que também reflete a realidade brasileira.  Em todo o País, em relação ao valor exportado, as grandes empresas são responsáveis pela grande maioria das vendas externas. No caso da Bahia este índice é de 95%. Fazer com que os menores exportem mais é o principal objetivo do Encomex Empresarial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento, que termina nesta quinta-feira (4).

As palestras estão sendo transmitidas ao vivo pela internet.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



04/08/2011 15:20


Artigos Relacionados


Secretaria de Comércio Exterior faz pré-lançamento do Encomex Empresarial no dia 15

Encomex Empresarial será aberto na quinta (15) em Porto Velho (RO)

Secretaria de comércio exterior lança primeira edição do Encomex Empresarial

Congresso recebe mais de 110 mil visitantes até agosto

SENADO RECEBE MAIS DE 1.700 VISITANTES NO FIM DE SEMANA

Parque da Juventude recebe mais de um milhão de visitantes