Congresso recebe mais de 110 mil visitantes até agosto



Mais de 110 mil pessoas visitaram o Congresso Nacional de janeiro a agosto deste ano pelo programa integrado de visitas mantido pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Quem só conhecia o Palácio do Congresso Nacional por meio de cartões postais ou pelas imagens veiculadas pelos meios de comunicação pôde visitar as principais dependências das duas Casas e levar consigo informações sobre a história do parlamento e sua importância para a democracia brasileira, junto com noções sobre o processo legislativo.

De perfil diversificado, o público é formado por estudantes, turistas nacionais e estrangeiros e grupos de instituições públicas e privadas. Para atender à crescente procura externa, as duas Casas dispõem de equipes de servidores e estagiários qualificados para a atividade. Diariamente, entre 9h30 às 17h, as equipes estão a postos para guiar os visitantes, com saídas de grupos a cada meia hora.

Na sexta-feira (24), a equipe do Programa Visite o Congresso recebeu mais um grupo de visitantes: uma turma de 69 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. A iniciativa de trazer os alunos para conhecer a sede do Poder Legislativo federal foi de Fabrício Endrigo Neves de Souza, professor da disciplina de História.

- A intenção é criar nos alunos conhecimento de causa sobre o que é ser cidadão e o que são as instituições do país - disse.

Como assinalou o subcomandante da Polícia Militar do estado, major Walfrido de Lopes, que acompanhava o grupo, a visita a Brasília e ao Congresso Nacional é parte de projeto pedagógico apoiado pelo Comando Geral da Polícia Militar. Cerca de 19 mil alunos estão matriculados nas 20 unidades do Colégio Militar em Minas Gerais. Segundo o major, a intenção é trazer mais estudantes para conhecer a capital federal.

Houve grande interesse dos estudantes mineiros pela arquitetura do interior dos plenários e pelas maquetes dos prédios expostas no Salão Verde - uma maior, em redoma de vidro e, ao lado, uma maquete tátil, para deficientes visuais. Também chamaram atenção as peças do mobiliário do Plenário utilizadas na sede do Senado no Rio de Janeiro. Os estudantes também manifestaram interesse pela exposição permanente sobre a história do Senado instalada no amplo corredor que liga o prédio principal do Palácio do Congresso às alas das comissões e gabinetes, conhecido como Túnel do Tempo.

No livro Palavra de Visitante, são recolhidas impressões dos visitantes. Como informa a Secretaria de Relações Públicas do Senado, foram recebidas mais de 470 mensagens nos últimos meses, em sua maior parte favoráveis às visitas. Os que assinam os comentários e deixam email recebem respostas às observações feitas. Providências também são tomadas a partir dos comentários.

A integração das visitas entre a Câmara e o Senado ocorreu em 2004. Com isso, foi possível ampliar o horário de atendimento e o número de monitores. Hoje, as visitas podem ser feitas inclusive aos sábados, domingos e feriados.



27/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso recebe quase 4 mil visitantes no Carnaval

Congresso recebe 1,7 mil visitantes no feriado de 21 de abril

Congresso recebeu mais de 150 mil visitantes em 2013

SENADO RECEBE MAIS DE 1.700 VISITANTES NO FIM DE SEMANA

Congresso recebeu mais de 4 mil visitantes no último final de semana

Encomex Empresarial recebe mais de mil visitantes em Salvador