Encontro da Juventude começa a ser formulado



Com o objetivo de ampliar a participação dos jovens no debate sobre políticas públicas para o setor cultural, a III Conferência Nacional de Cultura (CNC) realizou no último sábado (30), em Brasília, uma oficina para iniciar a formulação do primeiro Encontro Cultural da Juventude. Anunciado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na última quarta-feira (27), durante a cerimônia de abertura do evento, o encontro está previsto para o primeiro bimestre de 2014.

"Queremos estimular a juventude a produzir mais e melhor. Potencializar todo o talento da juventude brasileira", disse a ministra durante a solenidade.

Comandada pela pedagoga Marisa Greeb – referência em psicodrama no Brasil – com apoio pedagógico de Paloma Klisys, a oficina foi um grande exercício de sociopsicodrama, técnica que estimula a reação em grupo.

A ideia central do método é fazer com que a subjetividade seja exposta. Greeb provocou os participantes, buscando engajamento: "Quem entrou no papel de quem? É importante que saibamos que personagens vieram à tona". Com o exercício de inverter os papeis, no âmbito social, a profissional extraiu os ideais dos agentes culturais envolvidos com a CNC.

A conselheira nacional de políticas culturais e representante da sociedade civil, Marly Cuesta Telles de Conti, 59 anos, participou da oficina e aprovou a dinâmica. "O jovem deve ter espaço para expressar seus anseios. Só assim o jovem se sentirá ator do desenvolvimento pessoal, econômico e local", disse, avaliando o Encontro da Juventude como fundamental para esse envolvimento.

Subjetividade exposta

O sociopsicodrama é uma metodologia de trabalho com grupos que orienta e estimula a participação, com resultados práticos já comprovados. Em 2001, Marisa Greeb desenvolveu essa mesma abordagem de articulação para elaborar um diagnóstico de gestão para a Prefeitura de São Paulo. O trabalho envolveu cerca de 10 mil paulistanos, com a realização de 153 oficinas simultâneas. A sociopsicodramista coordena esse tipo de mobilização desde o início da década de 1970. A técnica foi criada pelo austríaco Jacob Levi, no início do século passado.

Fonte:

Ministério da Cultura



02/12/2013 11:09


Artigos Relacionados


Encontro em Brasília debate situação da juventude

Registro sedia o 4º encontro de políticas para a juventude

Encontro reuniu mais de 10 mil jovens no Parque da Juventude

Encontro deve reunir 10 mil jovens no Parque da Juventude

Encontro deve reunir 10 mil jovens do Parque da Juventude

Encontro debate políticas públicas para a juventude