Encontro da ONU discutirá energia sustentável



Termina nesta segunda-feira (16), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos), a reunião do Grupo de Alto Nível em Energia Sustentável para Todos. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem a meta de garantir o acesso universal aos serviços de energia até 2030. Segundo dados da organização, atualmente cerca de 1,3 bilhão de cidadãos em todo o mundo não tem acesso aos serviços de energia elétrica. O evento, que começou no sábado (14), conta com a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Lobão foi convidado pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, e irá apresentar o programa “Luz para Todos”, projeto brasileiro que já levou energia elétrica a mais de 14,5 milhões de pessoas em todo o País.

Durante o encontro, será discutida ainda a participação de energias renováveis na matriz energética mundial. A ONU tem o objetivo de dobrar a participação desse tipo de fonte de energia em todo o mundo.

A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo, com forte presença de fontes renováveis de energia. No Brasil, as renováveis têm mais de 45% de participação, no mundo esse percentual não passa de 13%.

O Brasil participa do grupo desde o segundo semestre de 2011 por meio de reuniões de equipes técnicas. Nesses encontros foram estabelecidas as linhas básicas do programa da ONU, que serão debatidas na reunião.

Em paralelo, o ministro Lobão participou da Cúpula Mundial do Futuro Energético, onde o secretário Ban Ki Moon divulgou a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

 

Fonte:
Ministério de Minas e Energia



16/01/2012 14:20


Artigos Relacionados


Encontro da ONU discutirá energia sustentável

Audiência discutirá Plano Amazônia Sustentável e questão ambiental brasileira

CMA discutirá fontes de energia brasileiras

Embrapa discutirá o Melhoramento Genético de Batata em encontro

Rodovias: Encontro discutirá duplicação da Raposo Tavares (SP-270)

Rodovias: Encontro discutirá duplicação da Raposo Tavares (SP-270)