Encontro discute papel da mulher no mercado



Pioneirismo da mulher nos negócios, mulher empreendedora, liderança feminina. Estes foram alguns pontos em debate durante o 14º Congresso Ibero-americano de Mulheres Empresárias (Cime), que teve a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Promovido pelo Conselho da Mulher Empresária (CME) da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, o evento foi realizado entre 1º e 4 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais. O congresso teve como objetivo criar uma rede de colaboração entre as empresárias ibero-americanas, para ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a participação das mulheres no cenário econômico mundial.

A secretária-adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Neuza Tito foi uma das integrantes da mesa “A mulher e a mudança de mercado”, ao lado das empresárias Maria Marta Llosa, da Argentina, Alba Lúcia Gonzales, do Equador, e da secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, Vanessa Petrelli.

Na opinião da empresária equatoriana Alba Lúcia Gonzales, é preciso mudar a forma de educar meninos e meninas, a fim de “mudar as desigualdades que se expressam na vida das mulheres quando adultas”, disse. A secretária municipal Vanessa Pretelli argumentou que são necessárias políticas públicas de estado que garantam a redução da carga de trabalho que ficam sob a responsabilidade das mulheres.

Centro Integrado da Mulher

Em Uberlândia, Neuza Tito também se reuniu com o prefeito do município, Gilmar Machado, e com a Superintendente de Políticas para as Mulheres, Marli Anastácio, para conhecer o trabalho realizado na implantação de políticas públicas para as mulheres, por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM).

A secretária visitou o equipamento, no qual funcionam a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e o Núcleo de Apoio à Mulher. Com esta configuração, o CIM oferece atendimentos especializados às mulheres vítimas de violência, acompanhamento jurídico e orientação socioassistencial à mulher e sua família.

Fonte:

Secretaria de Políticas para as Mulheres



08/10/2013 17:09


Artigos Relacionados


Presidenta destaca a importância do primeiro emprego e o papel da mulher no mercado de trabalho

Suinocultura: Encontro discute inserção da produção paulista de suínos no mercado internacional

Saúde: Encontro discute saúde da mulher e do jovem no próximo milênio

Laura Carneiro destaca papel da mulher na democracia

Maria do Carmo destaca papel da mulher como educadora

ACM DEFENDE LEGISLAÇÃO QUE ACOMPANHE CRESCIMENTO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE