Encontro discute popularização da Agricultura de Precisão



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Rede de Agricultura de Precisão II, realiza encontro para discutir planejamento e gerenciamento dos processos da produção da agricultura de precisão.

O evento, que acontece de 12 a 16 de abril, em São Paulo, tem como objetivo debater o emprego de técnicas agrícolas em culturas anuais e culturas perenes, inovações das técnicas, oportunidades de pesquisa e construção de mapas e o uso de ferramentas, dentre outros, na agricultura de precisão.


A técnica visa o gerenciamento mais detalhado de todos os processos do plantio, não somente das aplicações da matéria-prima ou de mapeamentos diversos, mas na forma como ela pode ser empregada no dia a dia, em pequenas propriedades, para organização e controle das atividades, dos gastos e produtividade em cada área

Para o coordenador da rede, Ricardo Yassushi Inamasu, a agricultura de precisão nada mais é que uma postura gerencial que pode ser adotada por todos os produtores rurais e pode ser empregada em todas as culturas, de qualquer região. “É mito achar que só o grande produtor pode usar a técnica, quando até com uma simples prancheta se pode fazer uma mapa de produtividade”, afirma o pesquisador.

Durante o encontro os participantes terão a oportunidade de exercitar, na prática, os conceitos da técnica ao serem treinados para elaboração e análises de mapas.


Rede de Agricultura de Precisão

O Comitê Gestor de Programação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou projeto orçado em quase R$ 7 milhões, em 2009, para a criação da Rede de Agricultura de Precisão II, que é liderada pelo pesquisador Ricardo Yassushi Inamasu. A Rede conta com 19 unidades da Empresa, além de parceiros de universidades, institutos de pesquisa e empresas, envolvendo 214 pesquisadores.

A proposta da Rede é trabalhar para definir o manejo adequado da variabilidade espacial e temporal de produção de várias culturas, viabilizar o uso de sensores para intervenção no sistema de produção no decurso do ciclo das culturas, estabelecer um sistema de gerenciamento econômico e ambiental para o manejo localizado do conhecimento em agricultura de precisão e ampliar a transferência de tecnologias.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 



14/04/2010 14:12


Artigos Relacionados


Agricultura: Encontro regional de produtores discute safra agrícola

Agricultura: Encontro regional de produtores discute safra agrícola

Curso capacita em Agricultura de Precisão

Congresso Sul-Americano debate agricultura de precisão

Rede de Agricultura de Precisão lança mapa de produtividade

Embrapa terá Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão