Rede de Agricultura de Precisão lança mapa de produtividade



A 17ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) lançou, nesta sexta-feira (30), o mapa da condutividade elétrica do solo. O objetivo é apoiar, com informações, as empresas que desejam mostrar resultados em Agricultura de Precisão. O mapa foi apresentado durante reunião da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa.

O recurso mostra ao produtor a variabilidade da produção no espaço. Assim, é possível planejar uma gestão mais racional, caso seja identificado algum problema na variação do solo da lavoura.

A Rede de Agricultura de Precisão é formada por 214 pesquisadores de 19 centros da Embrapa e contam com 15 campos experimentais. Algumas pesquisas já são executadas pela Rede nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste em culturas perenes, como cana-de-açúcar, uva, pêssego, laranja, eucalipto e pastagens. Em culturas anuais, as pesquisas são em trigo, arroz irrigado, soja, milho e algodão.

A técnica de Agricultura de Precisão não está limitada ao uso de aparelhos de alta sofisticação, que exigem altos investimentos. Qualquer propriedade, inclusive familiar, pode adotá-la.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 



30/04/2010 18:15


Artigos Relacionados


Pesquisadores da USP participam de projeto de mapa do Universo em alta precisão

Curso capacita em Agricultura de Precisão

IBGE atualiza informações da Rede Altimétrica de Alta Precisão

Encontro discute popularização da Agricultura de Precisão

Congresso Sul-Americano debate agricultura de precisão

Embrapa terá Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão