Encontro entre governadores avalia políticas públicas urbanas



No primeiro dia de rodada, foram avaliados projetos no Rio Grande do Norte, Amazonas e Distrito Federal

 

O Ministério das Cidades iniciou na terça-feira (14), uma rodada de reuniões com governadores de estados e do DF para avaliar as obras de habitação, saneamento, mobilidade urbana executadas com recursos do governo federal em cada local. 

Com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, discutiu a rede de esgoto das zonas sul, oeste e norte de Natal e a ampliação e melhoria de saneamento na cidade de Mossoró, com a construção da adutora de água tratada Santa Cruz.

Sobre mobilidade urbana, as pautas foram a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, o acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a implantação da Via Prudente de Moraes e o Pró-Transporte 1 (Moema/Tinoco).

Já a pauta de habitação discutiu a conclusão de 202 casas e 108 apartamentos, além da infraestrutura urbana e da área de lazer da obra Capitão Mor Gouveia.

Amazonas

Com o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, foi discutida a construção do Residencial Meu Orgulho, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida; e a urbanização das margens do Igarapé dos Franceses, em Manaus. Também foi tratado, na área de mobilidade urbana, o Monotrilho Norte-Centro.

Pautas conjuntas também foram discutidas, como a construção do BRT leste Centro e, na área de saneamento, o Sistema de Águas de Manaus.

Distrito Federal

Com o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, as equipes técnicas discutiram contrato para construção de unidades habitacionais e infraestrutura na Vila Varjão. Foram avaliadas questões como regularização fundiária, recuperação e proteção ambiental. O GDF se comprometeu a iniciar o processo de licitação do Centro de Convivência para Idosos. A Caixa Econômica Federal aprovará, em 15 dias, o projeto de construção do Centro Comunitário da Vila Varjão. O GDF também fará a recuperação das 316 unidades habitacionais da Estrutural Terracap.

Na área de saneamento foram apresentadas cinco obras: sistema de abastecimento de Água Corumbá; ampliação da rede de esgoto em Santa Maria; Brazlândia; Sobradinho e do setor São Bartolomeu/ Jardim Botânico em Brasília.

Leia mais:

Brasil quer universalizar serviço de saneamento básico até 2030

Pequenos municípios terão R$ 5 milhões para projetos de reutilização de água

Cerca de R$ 19 bilhões serão investidos em prevenção e resposta a desastres naturais até 2014

Região Nordeste e Minas Gerais irão receber mais de 2,2 bi para saneamento básico

 

Fonte:

Ministério das Cidades

 

15/08/2012 17:02


Artigos Relacionados


Encontro em São Paulo avalia políticas públicas para cultura

CAS avalia políticas públicas para a juventude

Processo seletivo avalia inclusão de gênero nas políticas públicas do Mercosul

Ipea lança publicação que avalia políticas públicas do País nesta terça

SIMON ELOGIA ENCONTRO ENTRE GOVERNADORES E MINISTROS

Encontro debate políticas públicas para os idosos