Encontro em São Paulo avalia políticas públicas para cultura
A 7ª edição do Encontro de Culturas Populares e Tradicionais, que começa na próxima terça-feira (1º) e segue até o dia 6, vai avaliar e debater as políticas públicas de cultura implantadas nos últimos dez anos no País, e propor diretrizes para o fortalecimento das ações.
A Mostra Cultural abordará a produção artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade tradicionais, além de outros aspectos fundamentais desse universo simbólico. O evento também promete ser uma grande festa da cultura brasileira, com apresentações das expressões artísticas e culturais do Brasil, como Maracatus, Bois, Congada, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Carimbó, Folias, Fandango, Jongo, Rituais Indígenas, entre outras manifestações culturais, vão ter espaço garantido no encontro.
Estarão reunidos mestres e mestras da cultura popular, lideranças indígenas, quilombolas, artistas, gestores culturais, representantes da sociedade civil nos conselhos e colegiados de cultura, dirigentes do Ministério da Cultura (Minc) e o público interessado no tema e no debate em torno do futuro da Cultura Popular e tradicional do País.
Na programação também está prevista a realização de uma Conferência Livre de Cultura para a coleta de propostas à III Conferência Nacional de Cultura (III CNC), além de realização de Rodas de Conversas, Reuniões de Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Cultura (CNPC) e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CndPC) e a Assembleia do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.
Dirigentes e gestores da Secretaria Executiva (SE) e de Políticas Culturais (SPC) do MinC, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e da Fundação Cultural Palmares (FCP) terão participação nas rodas de conversa, reuniões e assembleias a serem realizadas.
O encontro também conta com o apoio da Universidade de Brasília (UNB), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão na Ensino Superior (INCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Fonte:
26/09/2013 12:37
Artigos Relacionados
Encontro entre governadores avalia políticas públicas urbanas
CAS avalia políticas públicas para a juventude
Encontro debate políticas públicas para os idosos
Encontro debate políticas públicas para a juventude
Encontro debate políticas públicas para negros, negras e LGBT
Encontro define políticas públicas para micro e pequenas empresas