Encontro internacional debate o tráfico de seres humanos



Evento teve início ontem e prossegue nesta sexta-feira, 28. Confira a programação

Debater alternativas para combater e enfrentar o tráfico de seres humanos no Estado de São Paulo e em rotas internacionais. Esse foi o tema central do primeiro dia de trabalhos do “IV Encontro Internacional sobre Direitos Humanos, Segurança Pública e Tráfico de Seres Humanos: Repressão e Responsabilização”, realizado pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. O evento teve início ontem e prossegue nesta sexta-feira, 28.

Confira a programação

“Este encontro serve principalmente para articular a troca de informações para a repressão implacável do tráfico de pessoas. Vivemos os quase 60 anos da declaração universal dos direitos humanos e é cada vez mais necessário que países, estados e a sociedade civil combata este crime que expõe, a cada ano, muitas vidas a situações de violação dos direitos humanos”, destacou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey.

Para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também presente à abertura do encontro, a parceria entre prefeitura e governo do Estado é fundamental para o combate à prática criminosa. "Este encontro dá a oportunidade de adquirir experiência e trocar informações, com vistas a fazer uma política voltada para a interação com outros países", disse Kassab, após citar a formação do Comitê Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos.

Neste sentido, o presidente do comitê pernambucano, Humberto Vasconcelos, defendeu a importância do trabalho de acolhimento das vítimas no âmbito municipal, estadual e federal. “Não se pode somente usar as vítimas como testemunhas para encaminhamentos de processo, é preciso cuidar da vítima. Por isso a importância de ter uma retaguarda formada por psicólogos, médicos, dentistas, professores para atender as vítimas de maneira eficaz”, frisou.

Outra situação abordada neste primeiro dia foi o trabalho escravo. Para o representante de Mato Grosso do Sul, Cícero Rufino Pereira, o tráfico de pessoas para este fim é agravado pela localização geográfica – o estado faz fronteira com Bolívia, Paraguai e outros cinco estados do sudeste e centro-oeste –, o que torna a região vulnerável. “Usinas de açúcar e álcool recrutam trabalhadores e a população indígena para o corte da cana em situações de escravidão e carvoarias ilegais”, explica.

Ao final do congresso internacional, as ações apresentadas serão sistematizadas e formarão uma carta-manifesto brasileira a ser entregue durante a Conferência Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, na sede do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) da ONU, em Viena, entre 13 e 15 de fevereiro de 2008, onde todos os países que assinaram e ratificaram o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Relativo ao Tráfico de Pessoas discutirão os rumos da promoção dos direitos humanos em seus países.

Tráfico humano

Em 2004, o Escritório Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, pioneiro no país, foi implantado na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania com o objetivo de contribuir para a redução do tráfico de pessoas em todas as suas modalidades, por meio da conscientização de agentes públicos e das possíveis vítimas, da desarticulação das redes de tráfico e da eliminação do preconceito que discrimina as vítimas e inibe denúncias.

A partir de maio de 2007, o escritório tem se engajado na formatação do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos e, para tanto, está realizando fóruns regionais de capacitação para operadores do turismo, gestores públicos e entes da sociedade civil organizada. Além disso, vem coletando propostas para a política pública, em treze regionais paulistas: Sorocaba, São José dos Campos, Caraguatatuba, Registro, Bauru, Guarulhos, Campinas, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Barretos e Santos.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)



09/28/2007


Artigos Relacionados


Justiça sedia encontro internacional sobre tráfico de seres humanos

Justiça sedia encontro internacional sobre tráfico de seres humanos

Encontro estuda criação de rede internacional para combater tráfico de seres humanos

Fórum debate tráfico de seres humanos em Guarulhos

SP participa de seminário da ONU sobre tráfico de seres humanos

Justiça faz acordo para combater tráfico de seres humanos