Justiça faz acordo para combater tráfico de seres humanos



Confira detalhes da cooperação técnica

As secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania e Nacional de Justiça assinaram o Termo de Acordo de Cooperação Técnica referente à Campanha contra Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual. O evento aconteceu na última sexta-feira em São Paulo.

A parceria tem o propósito de criar ações conjuntas de enfrentamento ao tráfico de pessoas e exploração sexual, ligadas à realização de eventos no estado de São Paulo.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, e o Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. O tráfico de seres humanos é a terceira atividade criminosa mais rentável no mundo. Os criminosos atuam, basicamente, pela exploração sexual, trabalho escravo e comércio de órgãos.

Objetivo

O acordo, que objetiva criar ações de enfrentamento ao tráfico pessoas, principalmente as relacionadas à exploração sexual, tem como base as ações levantadas pelo Escritório de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. As informações apuradas estão relacionadas à oferta de pacotes turísticos para eventos no Estado de São Paulo, bem assim a existência de indícios de tráfico de pessoas, inclusive envolvendo crianças e adolescentes.

A cooperação técnica cita as seguintes questões

1. Troca de informações que possibilitem a identificação e responsabilização, administrativa e criminal, de operadores de turismo que ofereçam pacotes de viagens para eventos no Estado de São Paulo e que envolvam exploração sexual e tráfico de pessoas, vitimizando, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes.

2. Promoção da mobilização sócio-educativa para divulgar a ilegalidade de práticas associadas à exploração sexual e tráfico de pessoas, preferencialmente mulheres, crianças e adolescentes, vinculadas ao calendário de eventos do Estado de São Paulo.

3. Realização de ações conjuntas com vistas à prevenção, repressão e assistência às vítimas das condutas acima descritas.

Sobre o ETSH

O Escritório Paulista de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi criado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania através de ação conjunta do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e parceiros ligados ao tema. Consulado dos Estados Unidos da América, Serviço da Mulher Marginalizada (SMM), Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD). Todas as ações têm a finalidade de contribuir para a redução desta modalidade criminosa, por meio da conscientização de agentes públicos e das possíveis vítimas, da desarticulação das redes de tráfico, da eliminação do preconceito que discrimina as vítimas e inibe denúncias, entre outras.

Dentre as diversas formas de enfrentar o tráfico de pessoas, o Escritório exerce a função de secretaria executiva do Comitê Paulista de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Dessa forma ocupa um papel de instância colegiada sem personalidade jurídica, que objetiva a conjunção de esforços em diversas áreas, a fim de propiciar ações efetivas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de seres humanos e órgãos no Estado de São Paulo e Brasil.

Seu trabalho está focado na realização de campanhas, cursos, palestras e seminários que gerem reflexão e sensibilização para criação de políticas públicas locais, nacionais e internacionais eficazes no enfrentamento a esta prática criminosa. Além disso, tem se dedicado a formar uma rede sólida de prevenção, atendimento e repressão, agregando novos membros com experiência nacional e internacional - especializados na temática, atualmente envolvendo de 30 (trinta) instituições públicas, privadas e do terceiro setor sensíveis ao crescente problema da comercialização nacional e internacional de vidas humanas.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania



11/03/2008


Artigos Relacionados


Encontro estuda criação de rede internacional para combater tráfico de seres humanos

Justiça sedia encontro internacional sobre tráfico de seres humanos

Justiça sedia encontro internacional sobre tráfico de seres humanos

Fórum debate tráfico de seres humanos em Guarulhos

SP participa de seminário da ONU sobre tráfico de seres humanos

Encontro internacional debate o tráfico de seres humanos