Encontro no Cepam debate lixo e reciclagem
Evento acontece dia 16; inscrições custam R$ 30
O terceiro Encontro Temático promovido pelo Cepam, que acontecerá dia 16, vai debater com representantes municipais e gestores públicos a Coleta Seletiva - Estratégias para a Redução dos Resíduos Sólidos Municipais. Gestores públicos dos Municípios de Corumbataí e Tupã são os convidados para apresentar suas experiências de coleta seletiva e ações para as questões relacionadas ao lixo.
Os Encontros Temáticos são mensais e tratam de temas relevantes, como forma de trocar experiências positivas em administração pública. "Para este encontro, convidamos representantes de municípios com experiências positivas de coleta seletiva e que, por suas características socioeconômicas, refletem a realidade da maioria das cidades paulistas, servindo, assim, de referência para quem participar do debate", ressalta Ricardo Crispino, coordenador da Escola Cepam, promotora do evento.
Segundo o IBGE, a produção per capita de lixo no Brasil varia de 0,3 a 1,1 quilo por dia e a população brasileira gera 230 mil toneladas de lixo diariamente. Quantidade suficiente para encher o Estádio do Maracanã inteiro. A ONU e outras organizações estimam que a produção mundial de lixo, na ordem de um bilhão de toneladas ao ano, é formada de materiais não-degradáveis, ou seja, que não são decompostos e absorvidos pela natureza.
"Hoje temos também que adotar o conceito dos 5Rs, isto é, reciclar, reutilizar, reduzir, recusar e repensar", orienta o professor e técnico do Cepam Júlio Cesar Carreiro, palestrante no período da manhã no encontro.
O evento é gratuito para os Assinantes Cepam e, para os não-assinantes, o valor da inscrição é de R$ 30. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no portal do Cepam [www.cepam.sp.gov.br] ou pelo telefone [11] 3811-0415.
Da Secretaria de Economia e Planejamento
10/13/2008
Artigos Relacionados
Subcomissão debate gerenciamento do lixo e reciclagem
Aprenda a colaborar com a reciclagem do lixo
Reciclagem de lixo eletrônico da USP tem apoio dos EUA
Separação incorreta do lixo dificulta reciclagem
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE RECICLAGEM DE LIXO
USP forma catadores para reciclagem de lixo eletrônico