Encontro vai discutir o papel dos legisladores na Alca



O Senado, a Câmara dos Deputados e o Parlamento Latino-Americano (Parlatino) promovem, nas próximas segunda (20) e terça-feiras (21), o Encontro Parlamentar sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que tem por tema -O papel dos legisladores na Alca-. A sessão inaugural, de acordo com programa preliminar, será às 17h da segunda, no Plenário da Câmara, com a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado, José Sarney, da Câmara, João Paulo Cunha, e do Parlatino, deputado Ney Lopes (PFL-RN).

Na terça, haverá quatro painéis. Do primeiro, intitulado -Novas formas de estruturação das negociações da Alca nos países latino-americanos-, serão expositores o embaixador brasileiro Adhemar Bahadian, co-presidente do processo negociador da Alca, e Raúl Alfonsín, ex-presidente da República Argentina. O painel, presidido pelo deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, presidente da Frente Parlamentar sobre a Alca do Congresso Nacional, terá como debatedores Beatriz Paredes, ex-presidente da Câmara dos Deputados do México, e o senador paraguaio Juan Carlos Ramírez Montalbetti, e por relatora a deputada Norexa Pinto, da Venezuela.

No segundo painel, -Formas de participação dos Legislativos nacionais na fase de negociação de acordos de integração do tipo Alca - perspectivas e metas das negociações-, será expositor o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Presidido pela deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), presidente do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino-Americano, o painel terá como debatedores os deputados Mario Redondo Poveda, presidente da Assembléia Legislativa de Costa Rica, e Nerio Rauseo, da Venezuela, além de um parlamentar canadense, cujo nome ainda não foi confirmado. O relator será o deputado Mario Fernández Saviñon, da República Dominicana.

-A Alca sob a perspectiva dos Estados Unidos- é o terceiro painel, presidido pela senadora argentina Sonia Escudero. O expositor será o embaixador norte-americano Peter Allgeir, co-presidente do processo negociador da Alca, o relator será o deputado Antonio Carlos Pannunzio e os debatedores serão o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e o senador colombiano Enrique Gómez Hurtado.

O último painel, intitulado -Fundos compensatórios para diminuir as assimetrias e as desigualdades entre os países da Alca - cooperação com organismos financeiros internacionais-, será presidido pela deputada Zulaiê Cobra, presidente da CRE da Câmara. Os expositores serão a ministra da Mulher e do Desenvolvimento Social do Peru, Ana Elena Townsend, e o ex-ministro da Fazenda do Chile Eduardo Aninat, o relator será o presidente do Senado boliviano, Hormando Vaca Diez, e os debatedores serão os deputados Guillermo Landazuri Carrillo, presidente do Congresso Nacional do Equador, e Osvaldo Martinez, de Cuba.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


A crise argentina e o papel do Brasil na Alca em debate na TV Senado

Aberto Encontro Parlamentar sobre a Alca

Encontro parlamentar sobre a Alca enche Plenário da Câmara

Sarney e João Paulo Cunha recebem participantes do encontro sobre a Alca

Mídia não quer discutir seu papel, diz Da-Rin

Juristas voltam a discutir o papel do juiz