Encruzilhada do Sul mostra suas potencialidades na Galeria dos Municípios



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, inaugura hoje, às 18h, a segunda edição da exposição "Retratos do Rio Grande do Sul" na Galeria dos Municípios. A cidade que vai mostrar suas potencialidades até a próxima sexta-feira para o público que visitar o Palácio Farroupilha é Encruzilhada do Sul.

Encruzilhada do Sul fica na região do Vale do Rio Pardo, a 170 quilômetros de Porto Alegre. A população de 24 mil habitantes foi composta principalmente por descendentes de índios e açorianos. O nome da cidade provém de um cruzamento de caminhos existente antes do povoamento do município, provavelmente traçado pelos pés dos tapes. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Elaine Fossa de Barcelos, filha do historiador Humberto Fossa, a lenda conta que os soldados das guardas que protegiam as terras da invasão dos espanhóis deram esse nome em agradecimento à Santa Bárbara, que os protegeu de uma tempestade no local. “Sempre que passavam por esse caminho eles diziam: aqui é a encruzilhada de Santa Bárbara”, conta Elaine.

As principais potencialidades econômicas de Encruzilhada do Sul estão no setor primário. Na pecuária de corte, existem cerca de 170 mil cabeças de gado e mais de cem mil ovinos. O solo e o clima da região fazem com que a carne de ovelha da cidade seja conhecida como uma das mais saborosas do estado. O clima também influencia no desenvolvimento da fruticultura, com a produção de pêssego, uvas, maçã, melancia, figo, nectarina e ameixa.. Com temperaturas semelhantes às européias, com doses de frio e sol na medida certa, a atividade atrai empresas e produtores.

O secretário municipal de agricultura, Alvarez Batistela, revela que a fruticultura em Encruzilhada do Sul entra como uma forma de agregar renda ao município e aos produtores. A plantação de uvas tem se desenvolvido nos últimos anos. Atualmente a cidade tem oito empresas nesse setor. “Seguramente, vamos ser o maior pólo de vitivinicultura da região sul do estado”, destaca Batistela.

Atualmente, Encruzilhada do Sul está apostando no desenvolvimento industrial, buscando atrair novos investimentos. Foram adquiridos 100 hectares para a implantação do distrito industrial, área de lazer, esporte e habitação. Entre as empresas interessadas em se instalar no município estão uma indústria de beneficiamento de carne, uma de fruta em conserva, duas serrarias e uma fábrica de lareira. No total, foram investidos R$ 450 mil no projeto. A expectativa do secretário de Indústria e Comércio da cidade, Francisco Azambuja, é de que em cinco anos a área esteja preenchida com novas indústrias.

A extração de granito e o setor madeireiro, que emprega mais de três mil pessoas, também se destacam na economia de Encruzilhada. A cidade valoriza bastante a natureza. Por essa razão, há uma área de 30 hectares onde são plantadas diversas espécies para o reflorestamento. O prefeito da Cidade, Conceição Krusser, destaca que a inauguração do trecho da RS 471, entre Pantano Grande e Encruzilhada, irá promover o desenvolvimento da cidade e modificar a matriz econômica do município.

Outro destaque de Encruzilhada do Sul é o turismo, baseado nos atrativos naturais e históricos da cidade. Nos sítios ecológicos o turista pode desfrutar da vida no campo. Na arquitetura, muitas casas ainda preservam os traços da colonização açoriana. Os italianos, que chegaram na década de vinte, também deixaram suas marcas na cidade. Uma das casas abrigou mais de cem escravos depois da abolição, inclusive os irmãos de João Cândido, o almirante negro. Outra residência é uma das três únicas do estado que conservam os azulejos originais vindos de Portugal. A fonte do Pedroso abastecia os tropeiros que passavam pela cidade rumo à colônia do sacramento.

A fazenda da Lapa foi a residência de Dom Feliciano Rodrigues Prates, o primeiro bispo do Rio Grande do Sul. Ele construiu a casa durante a Revolução Farroupilha e permaneceu até 1853, quando foi nomeado bispo e se mudou para Porto Alegre.

09/10/2002


Artigos Relacionados


Camaquã mostra suas potencialidades na Galeria dos Municípios

Santo Antônio da Patrulha mostra potencialidades na Galeria dos Municípios

Encruzilhada do Sul ocupa Galeria dos Municípios até amanhã

Encerra hoje exposição de Encruzilhada do Sul na Galeria dos Municípios

Prefeito de Encruzilhada instala seu gabinete na Galeria dos Municípios

Camaquã mostra suas potencialidades