Santo Antônio da Patrulha mostra potencialidades na Galeria dos Municípios



Santo Antônio da Patrulha será o primeiro município gaúcho a participar do projeto Retratos do Rio Grande do Sul na Galeria dos Municípios que será inaugurada hoje às 18h, no hall de entrada do Palácio Farroupilha. O novo espaço estará à disposição de todos os municípios para divulgar suas potencialidades e eventos culturais e econômicos. A Galeria dos Municípios é mais uma das metas cumpridas pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB).

Santo Antônio da Patrulha é a terra do sonho, da rapadura e da cachaça. A 80 quilômetros de Porto Alegre, o município tem 37 mil habitantes. O forte movimento a caminho do Litoral, antes da construção da Freeway, nos anos 70, originou a cidade baixa e impulsionou o pequeno comércio local. A herança dos açorianos, primeiros moradores de Santo Antônio, é forte na cultura e nas tradições da cidade.

O município foi chamado durante muito tempo de cidade romance, porque nasceu do amor de um sesmeiro por uma filha de açoriano com escrava. Eles fundaram uma capela, que deu origem ao povoado da cidade alta, mais tarde denominada de Santo Antônio da Patrulha.

Um dos setores mais importantes na economia e na cultura de Santo Antônio da Patrulha é a fabricação da cachaça. Toda a cana utilizada nas indústrias vem de pequenos produtores locais. Na cidade, pode-se encontrar desde as técnicas mais primitivas de extração do caldo de cana até as moendas mais sofisticadas. O processo, apesar de simples, envolve técnicas modernas de destilação da bebida.

Santo Antônio dispõe da mais modernas indústria artesanal de cachaça do país e a primeira do Rio Grande do Sul a conservar o produto em barris de carvalho. A técnica agrega valor à bebida e dá mais qualidade à cachaça produzida no município.

Atualmente, a cidade está valorizando a atividade, dando apoio aos produtores de cana, devido à importância da atividade para o crescimento do município. Santo Antônio da Patrulha também conhecida por ser a cidade da Moenda da Canção. O festival acontece desde 1988 e reúne diversos nomes da música gaúcha e nacional.

Neste ano, paralelamente à Moenda também será realizada a 1ª Festa da Cachaça, do Sonho e da Rapadura. Nos 140 estantes serão expostos e comercializados produtos locais. Uma das atrações para quem visita a cidade é a culinária, trazida dos imigrantes açorianos. Além dos produtos derivados da cana, a produção de sonhos é destaque na cultura gastronômica do município.

O hábito de comer os sonhos de Santo Antônio influenciou bastante no desenvolvimento da cidade. Os viajantes que passam próximos a caminho do Litoral não dispensam uma paradinha para tomar o tradicional café com sonho. Essa prática originou inclusive, um dos slogans da cidade: “Um sonho entre o porto e o mar”.


08/13/2002


Artigos Relacionados


Encerra hoje a mostra de Santo Antônio da Patrulha na Galeria dos Municípios

Encruzilhada do Sul mostra suas potencialidades na Galeria dos Municípios

Camaquã mostra suas potencialidades na Galeria dos Municípios

Camaquã expõe potencialidades na Galeria dos Municípios

Moenda da Canção movimenta Santo Antônio da Patrulha

Moenda da canção: diversidade musical em Santo Antônio da Patrulha