Endividamento rural e política educacional estão entre os temas em debate nesta semana



Seis audiências públicas estão marcadas nesta semana na agenda dos senadores. Na terça-feira (25), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se a partir das 10h para debater os indicadores econômicos, sociais e demográficos do Brasil com o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes. No mesmo dia e no mesmo horário, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, juntamente com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, discutem propostas destinadas a solucionar o endividamento rural. Também nesta terça, às 10h, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) reúne-se para tratar das políticas educacionais na Espanha e no Brasil.

Na quarta-feira (26), as Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizam reunião conjunta às 10h30 com o objetivo de debater a proposta de concessão de anistia a proprietários de terras responsáveis pelo desmatamento ilegal da Amazônia. Já na quinta-feira (27), a partir das 9h, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) discute a regulamentação das atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos (exceto humanos), peixes, anfíbios, répteis e aves. Simultaneamente, os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) irão debater a luta pela paz e defesa da soberania das Nações.

CPIs

Também estão programadas para esta semana reuniões das comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Na terça, às 10h30, os senadores da CPI das Organizações Não-Governamentais ouvem os depoimentos do diretor-executivo da Editora Universidade de Brasília, Alexandre Lima, e do presidente do Conselho Superior da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Antônio Manoel Dias Henrique. Na quarta, pela manhã, tanto a CPI das ONGs quanto a CPI Mista dos Cartões Corporativos marcaram reuniões com o objetivo de votar requerimentos de convocação de autoridades e quebra de sigilos fiscal e telefônico, bem como de pedidos de informações a vários órgãos do governo.

Votações

Ainda estão agendadas para esta terça-feira duas eleições para vice-presidente de comissões. A partir das 11h30, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) elege seu vice e, no mesmo dia, logo após reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização Controle (CMA), é a vez de a Subcomissão Temporária sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos fazer sua escolha para o mesmo cargo.

Outras comissões permanentes da Casa também agendaram reuniões para votação de projetos e requerimentos. A CAE, após o debate com o presidente do IBGE, na terça-feira, analisa uma pauta com dez itens, entre os quais o projeto de lei que assegura aos trabalhadores o direito a uma falta ao trabalho por ano, sem prejuízo da remuneração, para tratar de assuntos pessoais. No mesmo dia, a partir das 11h, a CMA marcou reunião com o objetivo de votar uma pauta também de dez itens, cinco deles promovendo alterações no Código de Defesa do Consumidor.

Já na quarta-feira, três reuniões estão programadas. Às 8h45, a CCT reúne-se para votar uma pauta com 29 matérias, entre as quais projeto que concede direito à compensação, no prazo de 40 dias, do valor correspondente ao do período de suspensão de serviços de comunicação. Já a partir das 10h, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem reunião marcada para votar uma pauta com 21 itens, entre os quais destaca-se o substitutivo a sete propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam da suplência de senador.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprecia, também nesta quarta, a partir das 11h, uma pauta com 11 itens. Entre as matérias, está um substitutivo a seis projetos de lei que determinam a realização de exames preventivos de acuidade visual e auditiva nas escolas públicas, bem como tornam obrigatórios outros testes destinados à identificação de problemas congênitos em recém-nascidos.

Na quinta, a partir das 11h, também está agendada uma reunião da Subcomissão Temporária de Reforma Tributária, vinculada à CAE, para apresentação de relatório preliminar dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.

Homenagem

De terça a quinta-feira, estão programadas ainda sessões deliberativas no Plenário para votação de matérias - as sessões de segunda à tarde e de sexta pela manhã são destinadas a pronunciamentos de senadores. Na quarta, a partir das 11h, também está agendada uma sessão especial, no Plenário, para homenagear o ex-senador Luiz Viana Filho, pela passagem do centenário de seu nascimento, comemorado no dia 28 de março. Logo após a sessão, será aberta uma exposição multimídia sobre a vida e a obra do homenageado.



24/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco civil da internet e reforma política estão entre os temas a serem decididos em 2014

Responsabilidade sanitária, deficiências do SUS e planos de saúde estão entre os temas de debate da Subcomissão da Saúde

Participe agora do debate sobre endividamento rural

População poderá participar de debate sobre endividamento rural

Representação brasileira no Parlasul debate equivalência educacional entre países do Mercosul

Entenda alguns temas do debate sobre a reforma política