Enem teve mais de cinco milhões de participantes



Mais de cinco milhões de estudantes participaram da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (27). “Este ano tivemos o maior crescimento da história, foi um recorde do segundo maior exame do planeta”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva sobre o balanço das provas.

O ministro comemorou os esforços e elogiou a qualidade do debate pedagógico. Dados preliminares apontam que a taxa de abstenção em 2013 foi de 29%. “O número que está dentro do padrão nos últimos anos”, afirmou. Em 2012, a abstenção foi de 27,9% e em 2011 foi de 26,4%. 

Neste ano, o Enem foi realizado em 1.661 cidades brasileiras. Durante as provas, foram monitoradas quase dois milhões de tuites com assuntos relacionados ao exame. Segundo o ministro, a equipe do MEC continuará acompanhando o que sai na Internet por tempo indeterminado.

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo (27) por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo.

O ministro destacou que não houve vazamento. "A segurança foi muito eficiente, não houve qualquer vazamento de qualquer informação, o que é central para garantir a isonomia dos estudantes."

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) no dia 30 de outubro.

 


Fonte:
Portal Brasil e Agência Brasil



27/10/2013 20:49


Artigos Relacionados


Enem 2010 teve mais de 10 mil inscritos presidiários

Primeira Copa no Brasil teve 13 participantes

Enem já tem mais de 4,6 milhões de inscritos

Enem tem mais de 3,9 milhões de candidatos inscritos

Mais de 4 milhões participaram do Enem 2012

Enem registra mais de 4 milhões de inscritos