Mais de 4 milhões participaram do Enem 2012



Pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos

 

Dados preliminares apresentados no domingo (4) pelo Ministério da Educação (MEC) apontoaram que 4,17 milhões de candidatos fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os números consolidados serão divulgados nos próximos dias. Esta edição do exame teve o número recorde de 5.791.290 inscritos.

Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios. A logística do Enem ainda contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), que monitorou incidentes de queda de energia.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que pela primeira vez os candidatos terão acesso ao espelho de correção da redação para fins pedagógicos. “Nenhum exame do mundo autoriza isso”, afirmou.

 

Normas

Durante os dois dias de provas do Enem, o Ministério da Educação monitorou todo o processo nas redes sociais. No domingo (4), segundo dia, foram eliminados e retirados das salas de exame 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. No sábado (3), primeiro dia, foram eliminados e retirados 37 candidatos. Os casos foram registrados em várias unidades da Federação.

Durante a aplicação do exame, o participante não pôde, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, i-pods, pen-drives, mp-3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens. 

 

Média de abstenção

O Enem registrou este ano abstenção média de 27,9%. Os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%.