Energia elétrica custará menos em 2013 para residências e indústrias
A diminuição de 16,2% no preço da energia para residências e 28% para indústrias a partir do início do ano que vem foi antecipada pela presidenta Dilma Rousseff em pronunciamento
Segundo a presidenta, a medida irá aumentar a competitividade do país e os ganhos serão usados tanto para a redução de preços para o consumidor brasileiro quanto para os produtos de exportação, o que vai abrir mais mercados dentro e fora do país. “A medida também vai ajudar as indústrias que estejam em dificuldades, evitando demissões”, acrescentou.
A redução do preço da energia será possível porque haverá diminuição ou extinção de alguns dos dez encargos setoriais cobrados atualmente, que representam cerca de 10% do preço da energia. O governo também deverá anunciar a renovação das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015, como hidrelétricas e linhas de transmissão.
A diminuição do preço da energia faz parte da estratégia do governo para reativar a economia, além de agregar o fator competitividade ao tripé do atual modelo de desenvolvimento do Brasil, baseado em estabilidade, crescimento e inclusão.
Dilma disse ainda que está aberta ao diálogo com “todas as forças políticas e produtivas” do país para o aprimoramento do sistema tributário. “O nosso governo está preocupado mais que nunca com a garantia do emprego e o ganho salarial do trabalhador, a prova disso, é que ao contrário da maioria dos países do mundo, aqui não houve desemprego nem perda de direitos dos trabalhadores e somos um dos poucos países do mundo onde houve ganho real de salários”, declarou.
Leia mais:
Investimentos em energia eólica devem chegar a R$ 40 bilhões até 2020
Escolas públicas do País recebem vídeos educativos sobre uso de energia
Usinas terão mais capacidade para gerar energia
Fonte:
10/09/2012 15:30
Artigos Relacionados
Representante de indústrias de base diz que preço da energia elétrica reduz competitividade do país
Ibram diz que preparar museus para Copa de 2014 custará pelo menos R$ 500 mi
Consumo de energia elétrica sobe 3,5% em 2013
Regras para instalação de cerca elétrica em residências são aprovadas pela CAS
Calor e indústrias contribuem para aumento de 4,7% na geração de energia em fevereiro
Brasil tem 68,6 milhões de unidades consumidoras de energia entre residências, indústris e órgãos públicos