Enfermagem da Famema recebe 2º melhor conceito do Estado e 5º do País no Enade



Em 2003, no Exame Nacional de Cursos, a Famema já tinha conseguido conceito “A”

O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) obteve conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do Ministério da Educação (MEC). Com isso, a Instituição aparece como a 2ª melhor avaliada do Estado de São Paulo e a 5ª mais bem conceituada do Brasil. A divulgação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aponta que apenas 12 escolas de Enfermagem no Brasil obtiveram "5". Em 29 de abril, a mesma avaliação já havia classificado o curso de Medicina como o 3º melhor estadual e um dos mais bem avaliados do País, com nota 4.

“Ficamos muito honrados com mais esta avaliação positiva do MEC, desta vez do nosso curso de Enfermagem. Isso mostra que estamos no caminho certo e em busca de um ensino de excelência”, comentou o diretor geral da Famema César Emile Baaklini.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Famema Adriana de Paula Congro Michelone disse estar satisfeita com o desempenho da Instituição no Enade. “A preocupação agora é manter o que já foi conquistado e melhorar cada vez mais. Classifico importante a nossa ascensão, uma vez que no Enade de 2004 havíamos obtido conceito 4 e agora obtivemos 5”, frisou.

Além do Conceito Enade 5, a Famema recebeu 4 no Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) e 4 no Conceito Preliminar de Curso. “Por pouco não conseguimos a nota máxima”, apontou.

Em 2003, no Exame Nacional de Cursos (ENC), o Provão, também do MEC, a Famema já tinha conseguido conceito “A”.

De acordo com o MEC, os cursos com conceito 5 são considerados de “excelência” e aqueles que obtêm conceito preliminar a partir de 3 atendem plenamente os princípios de qualidade.

Trinta e nove alunos da Enfermagem da Famema, sendo 23 do 1º ano (ingressantes) e 16 do 4º ano (concluintes) fizeram as provas do Enade, uma sobre conhecimentos gerais e outra com questões relacionadas a conhecimentos específicos, no final de 2007. Os ingressantes tiveram média geral de 36,5, enquanto que os alunos do último ano do curso 52,4.

Apenas 4 cursos de Enfermagem (25 no total) tiveram nota máxima, ou seja, 5 no Conceito Enade, no IDD e no Conceito Preliminar de Curso. São eles da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

No Estado, além da Famerp e da Famema, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) também teve nota 5 no Conceito Enade, recebeu 3 no IDD e 4 no Conceito Preliminar de Curso.

Também foram avaliadas pelo MEC com 5 no Conceito Enade a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Montes Claros-MG, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Regional do Cariri, no Ceará e a Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

O MEC avaliou 3.239 cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Entre as notas máximas, nenhuma foi de instituições privadas, mesmo com a maioria das faculdades avaliadas sendo privadas (1.745). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não participaram do Enade.

Métodos ativos

Há mais de dez anos a Famema desenvolve o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Problematização, que ensina o aluno na prática desde o primeiro ano e estimula a pesquisa e o acesso aos mecanismos que levam ao conhecimento.

Hoje, muitos cursos de Medicina aderiram ao ABP a partir dos resultados alcançados pelas Instituições que o adotaram, sempre com a preocupação de formar um profissional mais crítico e reflexivo.

Da Famema

(M.C.)



08/07/2008


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