Entenda o que é o software livre e suas vantagens



O termo software livre refere-se aos programas de computador em que o código-fonte dos programas é público, permitida sua alteração e sua distribuição, de forma individual ou colaborativa, desde que os novos programas criados sigam as mesmas regras de livre distribuição.

Para a utilização do software livre não há o pagamento de royalties ou copyrights. Atualmente, o Brasil gasta anualmente cerca de US$ 1 bilhão (dos quais US$ 400 milhões pela administração pública direta) com pagamento de royalties a empresas que detêm a propriedade dos programas, gerando dependência dos códigos fechados e impedindo a autonomia tecnológica.

Software livre implica liberdade de ação e não deve ser confundido com software grátis. Sua adoção não significa ausência de custos. O que muda é o modelo de negócios, pois os empresários, em vez de vender licenças de uso, passam a atuar nos segmentos da distribuição do software, suporte, treinamento e outros serviços agregados.

O software livre representa, para os seus defensores, a vanguarda da informática, estimulando, com seu código aberto e de uso coletivo, a produção e a troca de conhecimento em todas as camadas da sociedade, além de favorecer a inclusão digital.



11/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário discute vantagens do software livre

Câmaras Municipais discutem vantagens do software livre

Entenda as vantagens competitivas do petróleo

Entenda o que é voto proporcional e suas alternativas

Entenda as vantagens do Sistema Ponto a Ponto nas rodovias paulistas

Congresso internacional de software livre começa dia 18