Entidade de defesa das pessoas com deficiência critica projeto



Flávia Maria de Paiva Vital, representante do Centro de Vida Independente - entidade não governamental de apoio a pessoas com deficiência -, criticou a falta de discussão sobre o projeto que regulamenta direitos dessa parcela da população. De autoria do senador José Sarney, a matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está hoje sendo discutida em audiência pública.

Ela disse ter se assustado ao encontrar no site do Senado notícia sobre a tramitação do projeto na Casa, sem que o mesmo tenha sido discutido com a sociedade. Ela afirmou que o projeto estaria desatualizado, inclusive em relação a outras proposições já analisadas e aprovado pelo Congresso.

- Foi-se o tempo em que nós tínhamos que pedir permissão para entrar [no mercado de trabalho]. Nós entramos. Querem nos tratar assim porque muitas das nossas leis ainda têm ranço assistencialista, onde nos vêm como coitadinhos - disse, ao criticar aspectos previstos no projeto.

Ela também criticou a grande quantidade de projetos - quase 500 - que tramitam nas duas Casas legislativas, tratando do tema da pessoa com deficiência, o que, segundo ela, dificulta o acompanhamento de todos eles pelas entidades que defendem os direitos dessa parcela da população.

Mais informações a seguir



25/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa destaca iniciativas do Senado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Wellington Dias registra instalação de subcomissão em defesa das pessoas com deficiência

Pestalozzi realiza congresso com apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência

Comenda Dorina Nowill premiará personalidades que se destacam na defesa de pessoas com deficiência

Pavan critica atuação do governo em relação às pessoas com deficiência

Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência realiza congresso sobre inclusão social