Entidades apresentam em seminário experiências em fomento da leitura
Experiências bem sucedidas de incentivo à leitura foram apresentadas nesta quinta-feira (15), no segundo dia do Seminário sobre o Dia Nacional da Leitura, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A iniciativa para o evento foi do presidente da CE, senador Flávio Arns (PSDB-PR), e do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
A gerente de Cultura da Divisão de Programas Sociais do Serviço Social do Comércio (Sesc), Márcia Leite, contou que a instituição implantou a BiblioSesc, uma biblioteca móvel com cerca de três mil livros, além de jornais e revistas, que circula pelas ruas da periferia das capitais brasileiras. A iniciativa, que recebe apoio das prefeituras, visa, segundo explicou, desenvolver o hábito da leitura, incentivando a instalação de bibliotecas comunitárias.
Para isso, o caminhão-biblioteca realiza um itinerário circular por várias localidades, sempre voltando às comunidades para receber as devoluções e oferecer novos livros. Desde a implantação do BiblioSesc, em 2008, informou a especialista, já foram realizados mais de 500 mil atendimentos.
Também a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, localizada em Garanhuns (PE), realiza um trabalho itinerante, explicou a coordenadora da entidade, Ana Glória de Morais Silva. A biblioteca empresta livros não só às pessoas, mas também a entidades que não possuam acervo para oferecer a seus públicos, o que inclui escolas, informou.
A biblioteca comunitária de Garanhuns foi implantada em 2006 pelo Instituto Ecofuturo e possui cerca de cinco mil livros. A comunicação com os usuários, bem como o agendamento de reservas, explicou, é feito por meio de comunidade criada no site Orkut. Na avaliação da coordenadora, esse instrumento se torna eficaz, uma vez que atinge especialmente à juventude. Ela atribui o sucesso do empreendimento à parceria entre os setores público e privado. E disse que a objetividade da proposta, bem como o fim a que se destina e como executá-la, possibilitou o recebimento de apoio e patrocínios.
Outra experiência de sucesso é a instalação de bibliotecas em 35 pontos de ônibus de Brasília, instaladas por Luiz Amorim, fundador do Açougue Cultural T-Bone, com o patrocínio da Petrobrás. Os livros são expostos em estantes nas paradas de ônibus e qualquer cidadão pode pegar emprestado. Ele contou que a proposta iniciou com a instalação de estantes em seu estabelecimento comercial, que também passou a ser utilizado como espaço cultural para recitais, rodas de leitura e apresentações de vários cantores e grupos musicais. Em alguns momentos, os eventos culturais são apresentados na rua, devido ao grande afluxo de pessoas.
A afirmação de que o brasileiro não gosta de ler é um mito, na opinião de Luiz Amorim. Ele disse que quando são criadas oportunidades e condições, as pessoas leem.
Flávio Arns sugeriu a divulgação dessas experiências para que outras comunidades possam copiá-las.
Participaram do evento a gerente de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A;, Áurea Alencar, que apresentou o programa "Prazer em Ler"; o diretor Operacional da Rede Gasol de Combustíveis, Antônio José Matias de Sousa; a coordenadora de Comunicação da Biblioteca Comunitária Vila das Torres (PR), Silvana Rausis Fcachenco; o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós; e o superintendente do Instituto Ecofuturo, Sergio Alves.
Também debateram os representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mirela de Carvalho; da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Roseanie Santiago; e da Associação Nacional dos Editores de Revistas, Fernando Martins; e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elisabeth Serra.
15/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Experiências de estímulo à leitura podem receber premiação de R$ 30 mil
Kiara Terra e Paulo Federal se apresentam no Espaço de Leitura
Entidades, população e deputados apresentam propostas para o orçamento
Entidades apresentam sugestões para recuperação da dependência química
Agricultura: Entidades assistenciais apresentam atividades no Parque da Água Branca
Entidades, população e deputados apresentam propostas para o orçamento de 2002