Entidades governamentais e da sociedade civil participarão de vigília pela Amazônia



A fim de chamar a atenção para a preservação da Amazônia, o Senado realiza em Plenário, a partir das 18h desta quarta-feira (13), uma série de debates com a participação de parlamentares, movimentos sociais e entidades do governo.

A vigília é uma iniciativa do movimento Amazônia Para Sempre, que tem à frente os atores Juca de Oliveira, Victor Fasano e Christiane Torloni. A manifestação está sendo promovida, no Senado, pelas comissões Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas; de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Após a abertura oficial pelos senadores, será feita a entrega do Manifesto Amazônia Para Sempre, um documento com mais de 1,1 milhão de assinaturas requerendo a interrupção imediata do desmatamento da Floresta Amazônica. Em seguida, um vídeo sobre o movimento será exibido. Nesse primeiro momento, também deverá se pronunciar um representante da Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente.

Em seguida, será feita, por representante do Greenpeace Brasil, uma apresentação das propostas em tramitação no Congresso Nacional em defesa da Amazônia. O Instituto de Pesquisa Ambiental do Amazonas (Ipam) participará da vigília com uma análise das políticas públicas voltadas para a região. Já as dinâmicas da economia na Amazônia serão apresentadas pela Oscip Amigos da Terra.

Deverão falar ainda sobre os conflitos sociais e a visão dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia representantes da Comissão Pastoral da Terra, da Aliança Camponesa Ambientalista (CPT), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (GTA/FBOMS).

Também comparecerão à vigília os representantes de órgãos ligados ao governo federal, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e aos governos estaduais do Acre, Pará, Amazonas e Mato Grosso. Eles deverão falar da importância estratégica da conservação da Amazônia e de avanços em iniciativas sustentáveis.

Sobre os mesmos temas, também devem se manifestar um integrante de uma cooperativa de produtores extrativistas, um produtor rural participante da campanha de proteção à bacia do Rio Xingu e representantes dos Institutos Socioambiental (ISA) e do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e das Associações Preserve Amazônia e de Produtores Florestais Certificados (PFCA).

Ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado e internautas que acessam a Agência Senado poderão participar da vigília em defesa da Amazônia. O serviço Alô Senado - A Voz do Cidadão (0800-612211) receberá sugestões, comentários e protestos. A participação também poderá ser feita pela página da Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública.



12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sociedade brasileira manifestou-se durante vigília em defesa da Amazônia

Ideli encerra vigília pela Amazônia

Comunicação Social do Senado acompanha vigília pela Amazônia

Rio+20 terá cúpula paralela organizada por entidades da sociedade civil

Parlamentares, ONGs e povos da Amazônia se unem em vigília pela floresta

Governo vai criar fundo para ajudar entidades da sociedade civil